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Utilização dos dados de voo para prevenção de saídas de pista

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Aeronaves de tipo A320 disponibilizam dados de voo que podem ser utilizados para um conjunto alargado de atividades, desde o controlo de sistemas com implicações na manutenção até ao uso para efeitos da determinação do desempenho da aeronave em determinadas situações das operações – como é o caso de aterragens e descolagens. Neste contexto, os gabinetes de segurança de voo beneficiam da existência de dados de voo e do seu tratamento, nomeadamente para identificar e aprofundar as situações específicas que envolvem risco operacional. Partindo do que anteriormente foi referido, o objetivo deste trabalho e com base nos dados de voo provenientes de aeronaves operadas pela TAP – Transportes Aéreos de Portugal, foi a melhoria da prevenção de saídas de pista (runway excursions) para aumentar a segurança operacional. Com base na análise dos dados provenientes da operação das aeronaves da companhia e através da utilização do programa AGS, identificaram-se e implementaram-se vários percursores de eventos recomendados pela EASA com vista a reduzir o risco de saídas de pista. Paralelamente à implementação e validação dos percursores de eventos propostos, estabeleceu-se metodologia de análise do risco de ocorrência de saídas de pista recorrendo ao programa “Rstudio” o que permite, para além da análise direta do risco diário, a confirmação dos percursores de eventos implementados no programa Analysis Ground System, AGS. Com o trabalho acima descrito a capacidade do gabinete de flight data em mitigar situações de risco relacionado com saídas de pista foi aumentada, quer através da melhoria dos métodos utilizados, quer através do desenvolvimento de novos métodos.
A320 aircraft provide flight data that can be used for a wide range of activities, from control of systems with maintenance implications to use for the purpose of determining the performance of the aircraft in certain operating situations - such as landings and take-offs. In this context, flight safety departments benefit from the availability of flight data and their handling, in particular to identify and deepen specific situations involving operational risk. Based on the above, the objective of this work and based on the flight data from aircraft operated by TAP - Transportes Aéreos de Portugal, was to improve runway excursions to increase operational safety. Based on the analysis of data from the company's aircraft operation and through the use of the AGS program, several event precursors recommended by the EASA were identified and implemented to reduce the risk of runway excursions. Parallel to the implementation and validation of the proposed event precursors, a methodology was established for the analysis of the risk of occurrence of runway excursions using the "Rstudio" program, which allows, in addition to direct daily risk analysis, confirmation of event precursors implemented in AGS, Analysis Ground System. With the work described above, the availability of the flight data to mitigate risk situations related to runway excursions has increased due to implementation of additional capacity of analysis.

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Airbus Análise de Dados de Voo Dados de Voo Saídas de Pista

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