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- Estudo sobre Perspetiva de Aplicação de Tecnologia de Manufatura Aditiva ao Setor AeronáuticoPublication . Almeida, Sílvia Marlene Canelas de; Saúde, José Manuel Mota Lourenço daO assunto da manufatura aditiva que consiste na deposição de material camada a camada tem estado na ordem do dia. A presente dissertação de mestrado aborda a exploração das várias possibilidades de aplicação futura da manufatura aditiva no setor aeronáutico, de acordo também com a opinião de empresas nacionais que produzem componentes. Apresenta-se a gama de tecnologias MA, bem como as suas vantagens, incluindo os benefícios que a sua implementação tem já na Europa. Descrevem-se as dificuldades na implementação da tecnologia. Apresentam-se também informações sobre componentes já fabricados recorrendo a fabricação aditiva, inclusive aqueles que já foram certificados pelas autoridades da aviação para voar. Analisam-se ainda os tipos de componente fabricados recorrendo à fabricação aditiva, o tipo de matéria-prima utilizado e o tipo de aplicação utilizada: prototipagem rápida, fabricação rápida, rapid tooling ou reparação rápida. Para efeitos de certificação aeronáutica por via da FAA / EASA abordam-se aspetos específicos sobre as condições para a emissão desta certificação para voar de componentes obtidos por via da fabricação aditiva. Finalmente, com base na análise feita e explorando algumas formas possíveis para a melhoria da tecnologia, tecem-se alguns caminhos para o desenvolvimento da MA no setor.
- Utilização dos dados de voo para prevenção de saídas de pistaPublication . Gonçalves, João André Troncho Amaral dos Reis; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Duarte, Tiago António Inácio Nunes; Mendes, Hélder António SilvaAeronaves de tipo A320 disponibilizam dados de voo que podem ser utilizados para um conjunto alargado de atividades, desde o controlo de sistemas com implicações na manutenção até ao uso para efeitos da determinação do desempenho da aeronave em determinadas situações das operações – como é o caso de aterragens e descolagens. Neste contexto, os gabinetes de segurança de voo beneficiam da existência de dados de voo e do seu tratamento, nomeadamente para identificar e aprofundar as situações específicas que envolvem risco operacional. Partindo do que anteriormente foi referido, o objetivo deste trabalho e com base nos dados de voo provenientes de aeronaves operadas pela TAP – Transportes Aéreos de Portugal, foi a melhoria da prevenção de saídas de pista (runway excursions) para aumentar a segurança operacional. Com base na análise dos dados provenientes da operação das aeronaves da companhia e através da utilização do programa AGS, identificaram-se e implementaram-se vários percursores de eventos recomendados pela EASA com vista a reduzir o risco de saídas de pista. Paralelamente à implementação e validação dos percursores de eventos propostos, estabeleceu-se metodologia de análise do risco de ocorrência de saídas de pista recorrendo ao programa “Rstudio” o que permite, para além da análise direta do risco diário, a confirmação dos percursores de eventos implementados no programa Analysis Ground System, AGS. Com o trabalho acima descrito a capacidade do gabinete de flight data em mitigar situações de risco relacionado com saídas de pista foi aumentada, quer através da melhoria dos métodos utilizados, quer através do desenvolvimento de novos métodos.
- Usage of KINECT to detect walking problems of elder peoplePublication . Jesus, Pedro Alexandre Lopes de; Santos, Nuno Manuel Garcia dos; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho CostaThe dissertation addresses the problem in analyzing and detecting the lack of mobility in the elder population, while enabling a rapid intervention by specialized and able people that can help improve their movement quality. In order to achieve a solution to the problem above, we used the motion detection and gestures device named Kinect, developed by Microsoft, which allowed the recording of all the movements performed by a set of randomly selected people, for the purpose of obtaining data that will allow us to further analysis and classification of motor skills on every person. Additionally, it was necessary to create an application that can extract relevant information generated by the video Kinect and treat this information in order to carry out the person movements classification. Thus, the application is divided into three main steps: -Obtaining the XYZ coordinates, for a relevant set of bones of the person skeleton, in all the recorded frames as well as the total duration of the movement itself; -Extracted data treatment and standardization, so it can later be used in the classifier; -Creation of a classifier using neural networks methodology, which uses the standardized data in order to classify the person movement, according to its quality (existence of a mobility deficit or not). Throughout the dissertation will be described every step of the development process, since the proposed solution design until the code of the developed classes.
- Contributo para design de moda sustentávelPublication . Monteiro, Bruna Filipa; Miguel, Rui Alberto LopesPretende-se com esta dissertação efetuar uma abordagem mais conceptual do design de moda, evidenciando o papel do designer para a sustentabilidade no mundo da moda e, ainda, como este se manifesta na contemporaneidade. Um dos principais problemas mundiais, em termos de sustentabilidade, é a existência de desperdícios provenientes das indústrias têxteis e do vestuário, que se transformam em resíduos se não forem reutilizados. Dada a dimensão do problema, assiste-se, assim, a uma tendência crescente para a incorporação dos desperdícios têxteis em novos produtos, reduzindo os resíduos. E isto é, claramente, um grande desafio para os designers de moda. E foi também a ideia impulsionadora desta dissertação. A leitura e tratamento da bibliografia permitiu um conhecimento alargado da temática da sustentabilidade, em termos gerais e, em particular, na área da moda, indústrias têxteis e do vestuário. Acrescentou-se a este conhecimento a análise de casos de produtos de moda sustentáveis. Como contributo desta dissertação para uma prova de conceito da temática em estudo, procurou-se desenvolver um produto (acessório de moda) com características sustentáveis, com base em desperdícios têxteis, ou seja, materiais descartados e recuperados de unidades fabris em Portugal. Utilizaram-se dois tipos de desperdícios completamente distintos, têxteis automotivos e aparas (pó) de pele natural. Com este último visou-se a obtenção de um material resistente e inovador, produzido e testado em laboratório. Cada material foi colocado no produto, estrategicamente no seu devido lugar, de modo a integrar as componentes estética e funcional. Por outro lado e seguindo a mesma filosofia, pretendeu-se igualmente a criação de um acessório de moda com características modulares para uma adaptação às várias fases do dia-a-dia do consumidor. Com o estudo teórico efetuado e a execução deste produto como prova de conceito foi possível contribuir para a demonstração do precioso trabalho que os designers de moda vêm fazendo na interligação da estética com a funcionalidade, numa lógica sustentável, favorecendo a redução dos resíduos através da reutilização dos desperdícios têxteis.
- Novas estratégias de purificação de RNAs usando líquidos iónicosPublication . Martins, João Carlos Claudino; Sousa, Fani Pereira de; Freire, Mara G.As terapia baseadas em RNA têm emergido como estratégias promissoras no tratamento de diversas doenças, como cancro, doenças autoimunes e neuro-degenerativas. Contudo, o estabelecimento de terapias com base no RNA requer a preparação de elevada quantidade de RNA mantendo a sua integridade, pureza e atividade biológica. Este é o maior objetivo do uso de metodologias de purificação de RNA. Os líquidos iónicos (LI) são um grupo de sais orgânicos de variada estrutura, com grande versatilidade para manipular o design de catião/anião e apresentam características físico-químicas particulares. Mais ainda, alguns LIs conseguem o estatuto de solventes “green” e têm sido observados como uma alternativa aos solventes orgânicos usados num vasto leque de aplicações. O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de novas matrizes superporosas funcionalizadas com ILs para cromatografia liquida preparativa com a purificação de RNA em vista. Diferentes LIs foram ligados covalentemente em sílica (S-Sil), usada como fase estacionária, para avaliação inicial das interações dos ILs com o RNA. Esta técnica revela ser reprodutível e mais económica para a pré-avaliação antes de usar uma coluna cromatográfica. A capacidade de diferentes tipos de S-Sils (SilPrMImCl; SilPrMImArg; SilPrPyCl; SilPrArgCl; SilPrBenzCl; SilPrNEt3Cl; SilPrN(C8)3Cl; SilPrLyCl) para reconhecer e ligar ao RNA foi avaliada em modo batch e, de seguida, foram realizados diferentes testes de modo a provar a reprodutibilidade, a robustez e a resistência à regeneração. Em geral, os S-Sils mostraram a possibilidade de promover múltiplas interações incluindo hidrofóbicas, iónicas, pontes de hidrogénio e interações dipolo-dipolo com o RNA. Em particular, S-SilPrMImCl, S-SilPrNEt3Cl e S-SilPrMet2ButCl mostram ser ligandos promissores para aplicação na purificação do RNA. Inicialmente foi realizada a funcionalização da matriz cromatográfica Sp-SilPrMImCl e, após confirmação da funcionalização, foram realizados ensaios de purificação de RNA a partir de lisados de E. coli. Neste estudo foi confirmada a completa separação entre o RNA e o DNA num único passo cromatográfico. Foi ainda avaliada a reprodutibilidade da coluna onde é visível a separação do RNA sem contaminação. O novo suporte demonstrou ainda apresentar ainda uma elevada capacidade de ligação dinâmica comprovando assim a robustez da matriz para purificar uma grande quantidade de amostra, considerando até a potencial aplicação na purificação de vários tipos de biomoléculas.
- Gamificação de FábulasPublication . Rodrigues, Jorge Miguel Registo; Filgueiras, Ernesto Vilar; Machado, Luis Manuel de FriasAtualmente, a exposição a apps e videojogos é cada vez mais notória e feita de forma precoce, o que veio modificar certos hábitos e comportamentos, tanto para o público adulto como para o infantil. Assim, numa era em que as novas tecnologias são uma presença constante na sociedade, surgem novas oportunidades a nível de conteúdos educativos e formas de aprendizagem, que poderão ter uma influência positiva no desenvolvimento infantil. Neste contexto, tem-se observado a substituição do ato de abrir um livro pela utilização de aplicações de leitura de ebooks, que disponibilizam outras opções para além da leitura, o que a torna mais lúdica e divertida. Desde a antiguidade que se estuda os benefícios da literatura infantil, sabendo-se que a leitura de contos e fábulas propicia o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, que se identifica com as personagens das histórias e retira ensinamentos de vida das mesmas. Recentemente tem-se vindo a estudar o impacto que a gamificação de conteúdos tem para a educação, tendo-se demonstrado que esta auxilia a aprendizagem e retenção de conteúdos. Assim, ao aliar a literatura à gamificação, é possível alterar o panorama atual, tornando a leitura mais aliciante e apelativa e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade e imaginação infantil através da interatividade com a história. A maioria das aplicações relacionadas com literatura infantil disponíveis no mercado são sobre contos, mas a realidade é que as fábulas possuem uma componente final moralizante muito mais forte, sendo a fábula criada propositadamente com a intenção de transmitir conhecimentos, e não apenas para divertir. Assim, neste estudo considera-se que, em comparação com a gamificação de contos, a gamificação de fábulas poderá ser uma ferramenta mais eficaz para a estimulação da criatividade e imaginação infantil associada ao aumento da sabedoria, sendo, portanto, uma mais-valia para o público mais jovem, que ainda não está a ser devidamente explorada. Propôsse com este estudo analisar se a gamificação deste tipo de narrativa realmente contribui para a imaginação e criatividade infantil, e verificar se a gamificação digital transmite a mensagem da fábula de uma forma mais persuasiva do que as formas de transmissão convencionais. Com estes objetivos em vista, efetuou-se a gamificação de fábulas com o recurso a elementos do videojogo Minecraft, um jogo de construção e exploração que permite a editação de elementos, tais como personagens e cenários, e procedeu-se à avaliação da criatividade através de ferramentas adaptadas para este efeito, nomeadamente, card sorting e storytelling. Complementarmente, foi possível avaliar também qual a influência que o card sorting e storytelling exercia na orientação de ações e comportamentos dentro da experiência de gamificação digital. Os resultados sobre o efeito que a gamificação de fábulas exerce na aprendizagem e criatividade das crianças não foram conclusivos, visto existirem resultados opostos nas duas experiências realizadas neste estudo. No entanto, o facto da experiência A ter estudado uma amostra maior, leva-nos a sugerir que os resultados desta são mais representativos, sendo que esta experiência mostrou que a gamificação digital de fábulas estimula positivamente a imaginação das crianças, levando-as a produzir conteúdos mais criativos do que as crianças que apenas tiveram acesso aos elementos das fábulas pela via tradicional. Porém, foi possível concluir que que a atividade de escrita criativa, isto é, a conjugação do card sorting com o storytelling, influenciou as ações da criança dentro da experiência de gamificação, o que poderá indicar que a escrita criativa terá despoletado algo semelhante ao “Efeito Binóculo” na criança, levando à contextualização e enriquecimento da gamificação. Em suma, a gamificação de fábulas influencia a aprendizagem e imaginação da criança no contexto da criação literária, e, simultaneamente, o contacto com elementos de storytelling previamente à gamificação permite enriquecer a experiência digital gamificada, pelo que se verificou a existência de uma relação recíproca entre as ferramentas utilizadas neste estudo.