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Relação entre Autocompaixão e Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorVitória, Paulo dos Santos Duarte
dc.contributor.authorDinis, Mariana Cunha
dc.date.accessioned2023-11-23T14:56:52Z
dc.date.available2023-11-23T14:56:52Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023-06-29
dc.description.abstractIntrodução: A Síndrome de Burnout (SB) referente a um estado de esgotamento físico e mental que surge da exposição a um stress crónico excessivo, experienciado ao longo do exercício da atividade profissional, pode trazer consequências graves nos vários domínios da vida do indivíduo incluindo o domínio físico, mental, social, comportamental e existencial. Os estudantes de medicina constituem-se como um alvo vulnerável a esta síndrome devido à natureza competitiva e exigente da educação médica. Na esfera individual, a autocompaixão tem sido relacionada com a SB, porque promove a resiliência emocional e a gestão dos problemas/adversidades de uma forma positiva. Objetivos: Pretendemos investigar a relação entre a autocompaixão e a SB em estudantes de medicina durante a pandemia da COVID-19 e avaliar a evolução dos níveis da SB no pós-pandemia. Métodos: Estudo observacional, transversal de natureza descritiva. Foi aplicado um questionário online em dois momentos, T1 (entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022) e T2 (entre fevereiro e maio de 2023). Algumas análises foram realizadas com as duas amostras (TTotal). Os participantes são estudantes de medicina das Faculdades de Medicina da Universidade de Coimbra (FM-UC) e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). Os instrumentos utilizados foram um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (EBM) e Escala de Auto-Compaixão (EAC). Foram executadas análises de estatística descritiva e inferencial através o SPSS, versão 28.0 para Windows. Resultados: Em T1 participaram 336 estudantes (média de idade 21.88±3.46, 82.1% mulheres), do 1º ao 6º ano, dos cursos de medicina da FM-UC (n= 257, 76.5%) e da FCSUBI (n= 79, 23.5%). Em T2 participaram 147 estudantes (média de idade M= 21.49±3.41, 82.3% são mulheres), do 1º ao 6º ano, do curso de medicina da FM-UC (n= 95, 64.6%) e da FCS-UBI (n=52, 35.4%). O TTotal é constituído por 483 alunos, com idades entre os 18 e os 41 anos, M=21.77±3.49), 82.2% são mulheres, do 1º ao 6º ano do curso de medicina da FM-UC (n=252, 72.9%) e da FCS-UBI (n=131, 27.1%). Os níveis de SB são elevados, não tendo sofrido alterações significativas no pós-pandemia, sendo mais elevados em alunos do género feminino, mais novos, que frequentam anos pré-clínicos, e que não possuem outro curso superior concluído. Observa-se uma relação significativa e negativa entre a autocompaixão e a SB. Outras variáveis relacionadas com a SB são a satisfação como curso, o rendimento académico, e a autoavaliação da saúde psicológica. Conclusões: A prevalência da SB nesta população é elevada. Não se observam diferenças nos valores da SB durante e depois da pandemia à exceção da Eficácia que se demonstrou mais elevada depois da pandemia. Verificam-se diferenças na prevalência de SB em subgrupos (e.g., género feminino, mais jovens). Confirmou-se uma relação estatisticamente significativa e negativa entre a SB e a autocompaixão. A elevada prevalência da SB nesta população sugere a forte necessidade de programas que fomentem a prevenção do burnout e a promoção do bem-estar psicológico dos estudantes, munindo-os com ferramentas necessárias para lidar com o stress e gerir a ansiedade.Apromoção da autocompaixão poderáaumentar a eficácia desses programas.por
dc.description.abstractIntroduction: The Burnout Syndrome (BS) refers to a state of physical and mental exhaustion that arises from exposure to excessive chronic stress, experienced during the exercise of professional activity, which can have serious consequences in various areas of the individual's life, including the physical, mental, social, behavioural and existential domains. Medical students are a vulnerable target for this syndrome due to the competitive and demanding nature of medical education. In the individual sphere, selfcompassion has been related to BS because it promotes emotional resilience and the management of problems/adversities in a positive way. Objectives: We aimed to investigate the relationship between self-compassion and BS in medical students during the pandemic of COVID-19 and to assess the evolution of BS levels in the post-pandemic period. Methods: Observational, cross-sectional study with a descriptive nature. An online questionnaire was applied at two time points, T1 (between December 2021 and January 2022) and T2 (between February and May 2023). Some analyses were performed with both samples (TTotal). The participants are medical students from the Faculty of Medicine of the University of Coimbra (FM-UC) and the Faculty of Health Sciences of the University of Beira Interior (FCS-UBI). The instruments used were a Questionnaire of Sociodemographic and Academic Data, Maslach Burnout Scale for Students (MBS) and Self-Compassion Scale (SCS). Descriptive and inferential statistical analyses were performed using SPSS, version 28.0 for Windows. Results: In T1, 336 students (average age 21.88±3.46, 82.1% female) from the 1st to the 6th year of medical school of FM-UC (n= 257, 76.5%) and FCS-UBI (n= 79, 23.5%) participated. In T2 participated 147 students (average age M= 21.49±3.41, 82.3% were female), from 1st to 6th year, of medical courses of FM-UC (n= 95, 64.6%) and FCS-UBI (n=52, 35.4%). The TTotal is composed by 483 students, aged between 18 and 41 years, M=21.77±3.49), 82.2% are women, from the 1st to the 6th year of the medical course of FM-UC (n=252, 72.9%) and FCS-UBI (n=131, 27.1%). The levels of BS are high, without significant changes in the post-pandemic period, being higher in female students, younger, attending pre-clinical years, and who do not have another concluded higher education course. A significant and negative relationship was observed between selfcompassion and BS. Other variables related to BS are course satisfaction, academic performance, and self-assessment of psychological health. Conclusions: The prevalence of BS in this population is high. No differences are observed in BS values during and after the pandemic with the exception of Efficacy which was shown to be higher after the pandemic. There are differences in BS prevalence in subgroups (e.g., female gender, younger). A statistically significant and negative relationship between BS and self-compassion was confirmed. The high prevalence of BS in this population suggests a strong need for programs that foster the prevention of burnout and the promotion of Students' psychological well-being, equipping them with the necessary tools to deal with stress and manage anxiety. The promotion of selfcompassion may increase the effectiveness of these programs.eng
dc.identifier.tid203389972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13786
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAutocompaixãopor
dc.subjectEstudantes de Medicinapor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.titleRelação entre Autocompaixão e Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicinapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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