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Induced Drag Reduction with a Wing Tip Tail Configuration
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
dc.contributor.advisor | Silvestre, Miguel Ângelo Rodrigues | |
dc.contributor.author | Almeida, Henrique Miguel de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T16:40:44Z | |
dc.date.available | 2020-01-27T16:40:44Z | |
dc.date.issued | 2018-07-20 | |
dc.date.submitted | 2018-06-19 | |
dc.description.abstract | Flight testing is one of the most delicate and important stages of an aircraft development, it is the ultimate way to prove that an aircraft, as well as the design concepts implemented in it are functional. UAVs, being usually cheaper to build than manned aircraft, are a cost effective and safer way to develop an experimental aircraft, in particular to test new concepts and validate them. ln the present dissertation, a new tail configuration concept to reduce the induced drag, where the tail surfaces are placed in the wing tip vortices wake, is experimentally tested through flight testing. The new concept configuration is compared with a conventional baseline configuration, first numerically with a vortex lattice method and then through the flight testing of both the new concept configuration and the conventional baseline. The data acquisition equipment was developed for this work. The flight testing methodology to obtain the aircraft performance, is based in the potential and kinetic energy changes of the aircraft and it is also compared with other methodologies. With this methodology and after 6.5 hours of flight testing data, the concept to reduce the induced drag is vatidated as well as the energy based flight testing methodology. Changes to increase the potential of the present configuration are also suggested based on the results of the numerical study. | eng |
dc.description.abstract | Os ensaios em voo são uma das etapas mais delicadas e importantes do desenvolvimento de uma aeronave, é a melhor maneira de prol/'ar que uma aeronave, bem como os conceitos de projeto nela implementados, são funcionai5i. Os UAVs, geralmente mais baratos de construir do que os aviões tripulados, são uma maneira económica e mais segura de desenvolver uma aeronave experimental para testar novos conceitos e validá-los. Na presente dissertação, um novo conceito de configuração de cauda para reduzir o arrasto induzido, onde as superfícies da cauda são colocadas na esteira, nos vórtices de ponta da asa, é experimentalmente testado através de ensaios em voo. A nova configuração é comparada com uma configuração de base convencional, primeiro numericamente com um método de vortex lattice method e, em seguida, através de ensaios em voo da configuração do novo conceito e da convencional. O equipamento de aquisição de dados foi desenvolvido para este trabalho. A metodologia de testes de voo para obter o desempenho da aeronave, baseia-se nas trocas de energia potencial e cinética da aeronave e é também comparada com outras metodologias. Com esta metodologia e após 6.5 horas de dados obtidos com ensaios em voo, o conceito para a redução do arrasto induzido é validado, bem como a metodologia de ensaios em voo baseada nas trocas de energia. Alterações para aumentar o potencial da configuração atual são também sugeridas com base nos resultados do estudo numérico. | por |
dc.identifier.tid | 202361560 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/8738 | |
dc.language.iso | eng | por |
dc.subject | Arrasto Induzido | por |
dc.subject | Ensaios Em Voo | por |
dc.subject | Uav | por |
dc.subject | Vórtice de Ponta de Asa | por |
dc.subject | Wing Tip Tail | por |
dc.title | Induced Drag Reduction with a Wing Tip Tail Configuration | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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