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Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais

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Objetivo: Investigar a influência do conhecimento prévio da tarefa ao nível da duração do exercício nos padrões de “pacing” em jogos reduzidos de futebol. Métodos: 20 jogadores profissionais de futebol participaram neste estudo durante o período competitivo. No primeiro cenário de jogo, os jogadores não foram informados do tempo requerido (atividade com uma duração de 20 minutos: Condição Desconhecida). No segundo cenário de jogo, os jogadores foram informados que iriam realizar um jogo reduzido durante 10 minutos, mas imediatamente após completarem este tempo, foi-lhes ainda pedido que completassem mais 10 minutos (Condição Parcial). No terceiro cenário de jogo, foi instruído que todos os jogadores deveriam realizar um jogo reduzido durante 20 minutos, tendo os mesmos completado esse tempo de duração (Condição Conhecida). Os resultados apresentam uma tendência para valores mais elevados em todas as variáveis de desempenho no intervalo [0'-10 '] min em comparação com o [10'-20'] min. À medida que o conhecimento prévio acerca da duração da tarefa aumentou, o desempenho dos jogadores entre os dois momentos tendeu a ser similar. Considerando a duração total (20 min), a “Condição Parcial” do exercício foi a claramente a mais exigente. Em conclusão, o conhecimento da tarefa em períodos mais curtos de exercício parece promover um aumento da exigência física; e períodos mais longos de exercício, aparentemente, tendem a diminuir as diferenças entre o conhecimento total da duração e o desconhecimento dessa mesma duração.

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Fadiga Psicofisiologia Exercício Intermitente Perceção de esforço Regulação do esforço Antecipação

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