Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Compreensão de discursos monologais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_Francisco_Leal.pdf5.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O surgimento do interacionismo como novo paradigma, provocou uma reconfiguração nas ciências sociais. As disciplinas comprometidas com o estudo do discurso não escaparam a esta reconfiguração. Esta reconfiguração traduziu-se numa reconceptualização das noções de comunicação, linguagem, texto e discurso e, num interesse crescente pela noção de relação. Esta epistemologia trouxe, também com ela, uma renovação das agendas e dinâmicas investigativas, com novas temáticas e novas metodologias, no domínio do estudo sobre o discurso. As investigações passaram a ser desenvolvidas na base de um eclectismo em forma de constelações multidisplinares e cada vez mais interdisciplinares. Seguindo esta tendência integradora, ancoramos o nosso estudo de dois géneros discursivos monologais e magistrais, a lição magistral e a conferência, nas propostas interacionistas de Goffman, de Bakhtin e de Vygotsky, e em algumas correntes e autores (linguística textual-interactiva, modelo genebrino, corrente do processamento do discurso, proposta de Kerbrat-Orecchioni) que abraçaram a epistemologia do interacionismo e, aplicaram metodologias fundadas nos seus princípios. Com este enquadramento, propomo-nos globalmente com o nosso trabalho, evidenciar a validade da definição de discurso, procedente da teorização de Palo Alto: o discurso tal como outra qualquer forma de comunicação, é indissociavelmente “conteúdo” informativo e “relação”. Para tal, com base nos recursos teóricos evidenciados, construímos uma grelha de observação que aplicámos a duas formas de discurso monologal: lição e conferência magistrais. Como resultado, deparámo-nos com uma proposta de metodologia de análise de análise do discurso monologal, que, sem prejuízo de esforços complementares de validação se revelou efetiva.
The emergence of interactionism as a new paradigm has provoked a reconfiguration in the social sciences. The disciplines committed to the study of discourse did not escape this reconfiguration. This reconfiguration was translated into a reconceptualization of the notions of communication, language, text and discourse and, in a growing interest in the notion of relation. This epistemology also brought with it a renewal of agendas and investigative dynamics, with new themes and new methodologies, in the field of discourse study. The investigations began to be developed on the basis of eclecticism in the form of multidisplinary and increasingly interdisciplinary constellations. Following this integrative tendency, we anchor our study of two monological and magisterial discursive genres, the lecture and lecture, in the interactional proposals of Goffman, Bakhtin and Vygotsky, and in some currents and authors (textual-interactive linguistics, Geneva model, Current of speech processing, Kerbrat-Orecchioni proposal) that embraced the epistemology of interactionism and applied methodologies based on its principles. With this framework, we propose globally with our work, to highlight the validity of the definition of discourse, derived from Palo Alto's theorization: discourse as any other form of communication, is inseparably informative "content" and "relation”. To do this, based on the theoretical resources evidenced, we constructed an observation grid that we apply to two forms of monologal discourse: magisterial lesson and talk. As a result, we came across a proposed analysis methodology of monological discourse analysis, which, without prejudice to complementary validation efforts, proved to be effective.

Description

Keywords

Interacionismo - Análise do discurso Discurso Divulgativo - Análise

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue