Repository logo
 
Publication

Vinculação e sintomatologia psicopatológica na transição e adaptação ao ensino superior nos alunos de 1º ano da Universidade da Beira Interior

dc.contributor.advisorMaia, Luís Alberto Coelho Rebelo
dc.contributor.authorGomes, Joana
dc.date.accessioned2014-11-03T11:53:38Z
dc.date.available2014-11-03T11:53:38Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractO presente estudo tem como propósito analisar a vinculação (diferentes estilos vinculativos), e a sintomatologia psicopatologica na transição para o ensino superior. A amostra é constituída por 143 alunos da UBI que frequentam pela primeira vez o ensino superior A vinculação foi mensurada através do questionário de Avaliação de Relações Significativas (ARS; Monteiro, Tavares, & Pereira, 2006b). A adaptação na transição para o ensino superior avaliou-se através Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r; Leandro S. Almeida, Joaquim Armando Ferreira & Ana Paula Soares, 2001) e a sintomatologia psicopatologica através do questionário do SCL-90 (Derogatis, L.R.Ph.D 1994). Os principais resultados do estudo referem que 1) os alunos com estilo de vinculação seguro apresentam na maioria das dimensões (avaliadas pelo SCL-90) menor presença de sintomas quando comparados aos alunos com estilo de vinculação evitante com medo, vinculação preocupado e vinculação evitante desligado.2) Os mesmos alunos com um estilo vinculativo seguro também apresentam um melhor ajustamento na dimensão pessoal na fase da transição. 3) O género não parece ter influência nas diferentes dimensões da transição e adaptação, porem verificou-se que 4) o género feminino apresenta um perfil mais positivo (sintomas positivos) comparativamente ao género masculino, 5) os estilos de vinculação parecem não estar relacionados com o género, e quanto menor for a sintomatologia psicopatologica melhor será o ajustamento académico do aluno na fase de transição e de adaptação ao ensino superior.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2542
dc.language.isoporpor
dc.subjectSintomatologia psicopatológicapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleVinculação e sintomatologia psicopatológica na transição e adaptação ao ensino superior nos alunos de 1º ano da Universidade da Beira Interiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínica e da Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, na área de Psicologia Clínica e da Saúdepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 8
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Joana Gomes.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo - estat+¡sticas descritivas.pdf
Size:
163.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo - hip+¦tese 1.pdf
Size:
153.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo - hip+¦tese 2.pdf
Size:
129.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo - hip+¦tese 3.pdf
Size:
223 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: