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Análise Comparativa do Desempenho de Conversores DC-DC Aplicados ao Carregamento de Veículos Elétricos
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
dc.contributor.advisor | Cardoso, António João Marques | |
dc.contributor.author | Sampaio, Yolanda Vicente | |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T16:09:41Z | |
dc.date.available | 2022-01-24T16:09:41Z | |
dc.date.issued | 2021-11-24 | |
dc.date.submitted | 2021-10-11 | |
dc.description.abstract | O impacto ambiental da infraestrutura de transporte e o aumento do preço dos combustíveis despertaram o interesse em fontes de energias alternativas, menos poluentes e mais baratas. As preocupações com o elevado consumo de combustíveis fósseis e a crescente poluição atmosférica conduziram ao desenvolvimento dos veículos elétricos, híbridos e plug-in, mais eficientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental. A energia elétrica consumida por estes veículos pode ser gerada por fontes de energia renováveis, que apresentam menor impacto ambiental. No actual contexto, em que a implementação de micro-redes DC assume uma posição de interesse crescente, importa responder a um conjunto de requisitos técnicos de relevo. Mais concretamente, será necessário criar vários níveis de tensão que permitam a ligação de diferentes tipos de cargas à rede. A criação dos níveis de tensão adequados será feita com recurso a conversores DCDC. Em micro-redes DC, os conversores DC-DC de alta potência consideram-se elementoschave para o carregamento/descarregamento dos VEs. Neste trabalho, duas topologias de conversores DC-DC são aplicadas ao carregamento/descarregamento de VEs, para um estudo comparativo que pretende avaliar o desempenho de cada topologia de conversor, por meio da variação de parâmetros como a potência de carregamento, a tensão de entrada, a frequência de comutação, entre outros. Os resultados obtidos a partir de uma simulação coordenada no programa Matlab|Simulink permitiram demostrar o bom funcionamento de dois sistemas propostos. As conclusões retiradas do estudo comparativo são suportadas através de resultados experimentais. | por |
dc.description.abstract | The environmental impact of the transportation infrastructure, along with the increment on the price of fossil fuels, aroused interest in alternative, less polluting, and cheaper energy sources. Concerns about the high consumption of fossil fuels and the growing atmospheric pollution led to the development of electric, hybrid, and plug-in electric vehicles (EVs), considered to be more efficient and sustainable from the point of view of environment protection. The electrical energy consumed by these vehicles can be generated by renewable energy sources, which have a lower environmental impact. In the current framework, where the implementation of DC microgrids assumes a position of increasing interest, it is critical to provide solutions for a set of technical requirements of relevance. More specifically, it will be necessary to create several voltage levels that allow the connection of different types of loads to the DC microgrid. The creation of the appropriate voltage levels will be done resorting to DC-DC converters. In DC microgrids, high-power DC-DC converters are considered key elements for EV charging/discharging. In this work, two topologies of DC-DC converters are applied to the charging/discharging of EVs, aiming to carry out a comparative study that intends to evaluate the performance of each converter topology, through the variation of parameters such as the charging power, input voltage, switching frequency, among others. The results obtained from a coordinated simulation in the Matlab|Simulink software allowed to demonstrate the good operation of the two proposed systems. The conclusions taken from the comparative study are supported through experimental data. | eng |
dc.identifier.tid | 202895815 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11998 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Conversores Multinível | por |
dc.subject | Conversores Dc-Dc | por |
dc.subject | Conversores Entrelaçados | por |
dc.subject | Rendimento | por |
dc.subject | Veículos Elétricos | por |
dc.title | Análise Comparativa do Desempenho de Conversores DC-DC Aplicados ao Carregamento de Veículos Elétricos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | por |
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