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Dimensionamento da Espessura do Revestimento de Estradas de Terra

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Abstract(s)

Moçambique ainda se encontra perante grandes desafios na reconstrução das suas infraestruturas após a Guerra Civil. A maior parte da rede nacional de estradas foi completamente destruída, e é agora composta por estradas não pavimentadas e estradas de baixo custo, e grande parte do orçamento de gestão da rede nacional de estradas do país é utilizada na manutenção dessas estradas após períodos intransitáveis no tempo da chuva. A pé ou de bicicleta, a circulação era penosa, e de carro, em alguns troços, praticamente impossível. Estes gastos poderão ser minimizados pela construção de um pavimento de baixo custo, resistente tanto às condições climáticas do país como aos esforços desenvolvidos pelo tráfego. Neste momento a engenharia valoriza o desenvolvimento de métodos de reutilização e de descoberta de novos materiais para uso na construção civil. Neste estudo, o solo residual granítico é utilizado misturado com 10% de cal com óleo lubrificante usado, sendo o novo solo designado por solo artificial (M10), pois deixou de se encontrar no seu estado natural, passando a estar num equilíbrio físico, químico e mecânico diferente do solo original. O solo residual granítico encontra-se bem documentado por alguns autores, nomeadamente Andrade Pais e Gomes (2007). Naturalmente esta dissertação segue esses passos, utilizando uma parte desse desenvolvimento nos solos artificiais criados por Andrade Pais (2007), com diferentes proporções de cal e óleo na matriz do solo residual granítico. O solo artificial M10 foi a mistura ótima definida, identificou-se e classificou-se, e o modelo mecânico foi definido a partir do conhecimento da compressibilidade, consolidação e dos parâmetros de resistência ao corte e coeficiente e módulo de elasticidade. Realizaram-se para isso ensaios clássicos na mecânica dos solos de identificação, de compressibilidade, o edométrico e de corte, o ensaio triaxial de compressão de modo drenado em provetes confinados isotropicamente. A finalidade deste trabalho será estudar um método de dimensionamento desenvolvido para determinação da espessura do revestimento primário das estradas de baixo custo, direcionando-o ao Estado de Moçambique e estimar com maior exatidão as ações de reparação dos pavimentos de terra, durante o período de vida da estrada, valorizando a durabilidade da mesma e reduzindo os custos de manutenção.
Mozambique still faces major challenges in rebuilding its infrastructure after the Civil War. Most of the national road network was completely destroyed, and now consists of unpaved roads and low-cost roads, and much of the country national road network management budget is used in the maintenance of these roads after the rain season. On foot or by bicycle, the circulation was horrible, and by car virtually impossible. These expenses can be minimized by building a low-cost pavement, resistant both to climatic conditions and traffic efforts. At this time the engineering values the development of reuse methods and discovery of new materials for use in construction. In this study, the granitic residual soil is used mixed with 10% lime with used lubricating oil, and the new soil called artificial soil (M10), is no longer in its natural state, it has a balanced physical, chemical and mechanic condition different from original soil. The granitic residual soil is well documented by some authors, including Pais, Andrade and Gomes (2007). Of course this dissertation follows these steps, using a part of the developing artificial soil created by Pais, Andrade (2007), with different proportions of lime and the residual oil in the granitic soil matrix. The artificial soil M10 was defined as the ideal mixture, identified and classified, and the mechanical model was defined from the knowledge of the compressibility, consolidation and strength parameters and coefficient and elastic modulus. They were carried out to test this classical mechanical identification soil, compression, and cutting edométrico, so drained triaxial compression test pieces in confined isotropically. The aim of this study is to project a method to determine the thickness of the primary coating of low cost roads, directing him to Mozambique and to estimate more accurately the ground floor repair actions during the life of the road, increasing the durability thereof and reducing maintenance costs.

Description

Keywords

Cal Dimensionamento Estradas de Terra Óleo Lubrificante Usado Pavimento de Baixo Custo Solo Artificial Solo Residual Granítico

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