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As representações dos professores sobre o português língua segunda : linhas de actuação : programa de formação contínua para professores do ensino primário em Angola

dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.authorPanzo, João Boaventura Ima
dc.date.accessioned2015-05-11T10:03:03Z
dc.date.available2015-05-11T10:03:03Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractEsta tese pretende contribuir para a problematização do ensino-aprendizagem do Português como Língua Segunda no contexto do ensino primário em Angola. Por meio da análise de vários instrumentos deste nível de ensino (Lei de Bases do Sistema da Educação, Currículo, Programas e Manuais do ensino primário), quisemos fazer ressurgir, no debate sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em Angola, a vertente PL2, verificando a sua contemplação nos referidos instrumentos, ao mesmo tempo que se procura identificar potencialidades que permitem a condução do processo docente-educativo nesta perspectiva. Por outro lado, a investigação centra-se também na formação contínua de professores, no que respeita à abordagem do português como língua segunda. Deste modo, pretende-se lançar um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes do ensino primário das escolas Nº 8 de Sachindongo e de Mbala Humpata face à abordagem do português como língua segunda, bem como ainda acerca das necessidades de formação contínua por eles sentidas. Pretendemos, igualmente, trilhar caminhos possíveis na programação de acções de formação no âmbito da temática em questão. A interpretação dos dados do inquérito por questionário, confrontados com os da observação de aulas, permitiu constatar que, apesar de alguns professores declararem ter algum conhecimento sobre o PL2, a esmagadora maioria não possui qualquer formação nesta área. Quando inquiridos sobre a possibilidade de participarem em acções de formação contínua no âmbito do PL2, uma significativa maioria dos professores revelou grande interesse, apontando como prioritárias as temáticas que versam sobre a metodologia do ensino do PL2. A este respeito, as entrevistas realizadas a entidades de instituições com implicações legais no âmbito da formação inicial confirmam a ausência de ofertas de formação contínua em PL2. Consequentemente, os resultados do nosso estudo apontam para a elaboração de um programa de formação contínua em português língua segunda com um enfoque mais integrador, tendo como dispositivo pedagógico a tarefa comunicativa alicerçada em práticas sociais de referência, permitindo o desenvolvimento simultâneo da competência comunicativa do aluno e a sua formação integral de cidadão.por
dc.identifier.tid101303092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3327
dc.language.isoporpor
dc.subjectPortuguês língua segunda - Ensino primário - Angolapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Língua portuguesa - Angolapor
dc.subjectProfessores - Formação contínua - Português língua segundapor
dc.titleAs representações dos professores sobre o português língua segunda : linhas de actuação : programa de formação contínua para professores do ensino primário em Angolapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineLetraspor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Letraspor

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