Repository logo
 
Publication

Educar para a gestão sustentável da água em Portugal

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Químicapt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Arlindo Caniço
dc.contributor.authorMagalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
dc.date.accessioned2015-11-24T10:27:58Z
dc.date.available2015-11-24T10:27:58Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
dc.description.abstractThis study aims at demonstrating the importance of Environmental Education to the sustainable use of water in Portugal, in a context of increasing globalization, exponential increase of world population and consequent over-exploitation of natural resources. School must assume an essential role in educating future citizens, which is possible because syllabuses allow teachers to develop activities that contribute to students' recognition of ecosystem problems and the importance of adopting an attitude of both individual and collective ethical responsibility. Nowadays, syllabuses are already organized so that teachers can develop activities which might/should raise students' awareness regarding the different components of curricular contents: Science, Technology and Society. The access to reliable information sources at school is easy, that is why the research of updated documents allows the development, under the teacher's guidance, of diverse topics in the context of syllabuses, including those with repercussion in the sustainable use of water.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação ambiental - Portugalpt_PT
dc.subjectÁgua - Gestão sustentável - Portugalpt_PT
dc.subjectFísica - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugalpt_PT
dc.subjectQuímica - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugalpt_PT
dc.titleEducar para a gestão sustentável da água em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educar para Gestão Sustentável da Água em Portugal- Susana Magalhães.pdf
Size:
4.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: