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Safety Risk Assessment Methodologies – The Hi Fly operator case

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorSilva, Jorge Miguel dos Reis
dc.contributor.advisorBaltazar, Maria Emília da Silva
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Silvano de
dc.contributor.authorLuís, Paulo Sérgio dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-25T14:25:04Z
dc.date.available2024-01-25T14:25:04Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.date.submitted2023-10-05
dc.description.abstractThis dissertation arises due to the constant growth of the aviation industry and increased exposure to hazards and risks. This increase causes the growing need to create, implement and improve risk management systems by air operators, airports, and maintenance organisations to ensure the safety of operations, passengers, crews, and staff. This dissertation focuses on choosing a risk analysis method most suitable for Hi Fly. The method must comply with all legislation in force and standards imposed by Hi Fly. To this end, a literature review of risk analysis methods suitable for aviation was carried out. This analysis begins by describing the risk management system proposed by the International Civil Aviation Organisation. Then, each risk analysis method's process, structure, and objectives are described; a multi-criteria decision analysis is used, specifically the MACBETH methodology (Measuring attractiveness by a categorical-based evaluation technique) To choose the most suitable method for Hi Fly's operations. The first phase of the application of this technique consists of the creation of key performance areas and performance indicators. From these, the second phase consists of creating a survey for the Safety Links in each department and the members who make up the Safety department, where the questions are adapted so that the answer offers a rating scale. It is asked to rank each key performance area by its relevance and to answer each question on a scale of one to five. As the Safety department is more familiar with the existing risk analysis methods, another survey is made to compare each method for each indicator. The last phase involves assigning weights to the key performance areas according to their average relevance. The evaluation is done through the M-MACBETH software tool, designed to perform the MACBETH methodology. This evaluation provides the most suitable method for Hi Fly's operations. The survey results of the various departments show that the most relevant area in a risk analysis is the ability to predict the impact and severity of the event and the creation of mitigating barriers and controls. The survey of the Safety department confirmed the result described above. As for the indicators, the results differ, but both agree that the least relevant indicator is the frequency and quality of the updates that the methods receive. This data defines the weights entered in the software and, together with the judgement made between the indicators for each method by the two specialists in the Safety department, satisfies the criteria necessary for using the decision support software. Using the data entered, the tool dictated that the risk analysis method best suited to Hi Fly's operations is the European Risk Classification System (ERCS).eng
dc.description.abstractEsta dissertação surge devido ao constante crescimento da indústria da aviação e com isto um aumento à exposição aos perigos e riscos. Este aumento, provoca a crescente necessidade de criar, implementar e melhorar os sistemas de gestão de risco por parte de operadores aéreos, aeroportos e empresas de manutenção de forma a garantir a segurança das operações, passageiros, tripulações e trabalhadores. Esta dissertação foca-se na escolha de um método de análise de risco que seja o mais adequado às operações da Hi Fly. O método tem de cumprir com toda a legislação em vigor e padrões impostos pela Hi Fly. Para tal, foi feita uma análise bibliográfica dos métodos de análise de risco adequados à aviação. Esta análise inicia-se com a descrição do sistema de gestão de risco proposto pela organização da aviação civil internacional. Em seguida, é descrito o processo, a estrutura e os objetivos de cada método de análise de risco. Para a escolha do método mais adequado às operações da Hi Fly é utilizado a metodologia de análise de decisão multicritério, mais concretamente a metodologia MACBETH (Measuring attractiveness by a categorical based evaluation technique). A primeira fase para a aplicação desta metodologia consiste na criação de áreas chave de desempenho e de indicadores de desempenho. A partir destes, a segunda fase consiste na criação de um inquérito efetuado aos Safety Links de cada departamento da Hi Fly e aos membros que compõe o departamento de Safety desta empresa, onde as questões são adaptadas de modo que a resposta ofereça uma escala de classificação. É pedido para ordenarem cada área chave de desempenho pela sua relevância e também para responderem a cada questão numa escala de um a cinco. Para o departamento de Safety, como estão mais entrosados com os métodos de análise de risco existentes é feito outro inquérito tem como objetivo ter uma comparação entre cada método de cada indicador. A última fase consiste em atribuição de pesos às áreas chave de desempenho conforme a sua média de relevância. A avaliação é feita através da ferramenta M-MACBETH software que é um software desenhado para efetuar a metodologia MACBETH. Esta avaliação permite-nos obter o método mais adequado às operações da Hi Fly. Os resultados do inquérito aos vários departamentos mostram que a área mais relevante numa análise de risco é a capacidade de prever o impacto e a severidade do evento bem como a criação de barreiras e controlos de mitigação. O inquérito efetuado ao departamento de Safety da empresa confirmou o resultado descrito acima. Quanto aos indicadores os resultados diferem, mas ambos concordam que o indicador menos relevante é a frequência e qualidade das atualizações que os métodos recebem. Estes dados definem os pesos introduzidos no software e juntamente com o julgamento efetuado entre os indicadores para cada método pelos dois especialistas no departamento de Safety satisfazem os critérios necessários para a utilização do software de apoio à decisão. Através dos dados introduzidos, a ferramenta ditou que o método de análise de risco mais adequado às operações da Hi Fly é o European Risk Classification System (ERCS).por
dc.identifier.tid203462661
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14137
dc.language.isoengpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAnálise de Riscopor
dc.subjectAnálise Multicritériopor
dc.subjectMetodologia Bowtiepor
dc.subjectOperador Aéreopor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectSistemas de Gestão de Riscopor
dc.titleSafety Risk Assessment Methodologies – The Hi Fly operator casepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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