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Abstract(s)
A temática sobre o empreendedorismo tem vindo a ser explorada por diversos estudos devido
ao papel fundamental que desempenha na economia e no desenvolvimento dos país e das regiões (Degen, 2009 ; Martes, 2010). Em termos gerais, o empreendedorismo define-se pela criação de um novo negócio ou iniciativa, como emprego próprio, uma nova organização ou o desenvolvimento de um negócio já existente, através de um indivíduo, um grupo ou de negócios já estabelecidos (GEM, 2013). O empreendedorismo torna-se cada vez mais aliciante pois possibilita a geração de riqueza e de novos empregos, devido a criação de novos negócios e/ou empresas, combatendo desta forma o desemprego e, consequentemente, a criação de crescimento económico (Tavares, Moura & Alves, 2013). Segundo o GEM (2013) um país empreendedor potencia a criação de
oportunidades e negócio e dispõe de infraestruturas para fortalecer os novos empreendedores a estimular os seus negócios. Conforme refere por Piteira (2010), a capacidade inovadora e
empreendedora de um país não depende somente da estrutura social e política na otimização e aplicação dos seus recursos, mas, também, de fatores económicos, investimentos em novas tecnologias ou medidas adequadas. [...]
