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Implementação de um sistema de injecção e ignição electronicamente controlados num motor de combustão interna

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Abstract(s)

O principal objectivo desta dissertação prende-se na tentativa de controlar um motor de combustão interna utilizando uma centralina ou controlador electrónico. O motor utilizado neste trabalho foi o Honda GX25 da Honda Engines, motor o qual apresenta de origem, carburador para admissão de combustível e ignição por magneto. O controlo dos sistemas de injecção de combustível e ignição pelo controlador electrónico foi possível recorrendo a uma variedade de sensores que informam a centralina dos diversos parâmetros de funcionamento do motor, tais como, temperatura do ar, temperatura do óleo e do motor, pressão do ar, posição do acelerador, posição da cambota. Para a incorporação dos sensores no motor foi necessário fabricar peças de suporte e auxílio. Uma vez estabelecidas as ligações entre os sensores e a centralina, todos os sensores e o injector foram calibrados recorrendo ao software Tuner Studio MS. Primeiramente foi implementado e testado o sistema de injecção de combustível. Apenas quando o Honda GX25 apresentou um funcionamento estável com o controlo da injecção de combustível assegurada pela centralina se iniciou a implementação do sistema de ignição, retirando o sistema de ignição original, puramente mecânico. Uma vez implementados os dois sistemas o Honda GX25 encontrava-se controlado por uma centralina. O Honda GX25 electronicamente controlado foi testado com o propósito de o comparar com o Honda GX25 original. Ao longo de toda a duração do teste a centralina registou as variações nos diferentes parâmetros de funcionamento do motor. Os dados recolhidos foram visualizados no programa Mega Log Viewer e posteriormente analisados e processados. A comparação entre o Honda GX25 electronicamente controlado e o Honda GX25 original mostrou-se pouco conclusiva devido a problemas com o banco de ensaio. No entanto, neste trabalho assegurou-se o funcionamento do Honda GX25 com os sistemas de injecção e ignição electronicamente controlados e alargou-se os conhecimentos relativos a motores de combustão interna e o funcionamento de controladores electrónicos.
The main goal of this dissertation is to ensure the control of an engine using and ECU, Electronic Control Unit. The engine used was the Honda GX25 by Honda Engines, where the fuel admission and ignition systems were originally mechanical. The control of the fuel injection system and ignition system by the ECU is achieved using a variety of sensors that inform the ECU of the engine’s working parameters, such as, air temperature, oil and engine temperature, air pressure, throttle position and crankshaft position. To ensure the correct reading of the sensor a series of support and auxiliary components were made. Once the sensors and ECU were connected, using the software Tuner Studio MS, every sensor and the injector were calibrated. Primarily the fuel injection systems was assembled and tested. Only when the Honda GX25 engine was running with the electronically controlled fuel injection was the ignition system implemented, removing the original mechanical ignition system. At this point the engine was running completely by the ECU. The new electronically controlled Honda GX25 was tested in order to compare its performance against the original Honda GX25. During the test the ECU’s software recorded the variations of the different parameters witch it controls. Using the software Mega Log Viewer, the data collected during the test was analyzed and processed. In the end, the comparison between the original Honda GX25 and the ECU controlled Honda GX25 was not conclusive due to some problems regarding the test’s work bench. Anyhow, a working Honda GX25 with an ECU control was achieved and the knowledge of internal combustion engines and ECU’s was greatly improved.

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Aeronáutica - Motor Aeronáutica - Corborador Controlador electrón̤ico Aeronáutica - Sistemas de injecção Aeronáutica - Sistemas de ignição

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