Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6049_12660.pdf648.45 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste documento descrevemos todo o percurso no estágio curricular supervisionado, realizado na Escola Secundária Campos Melo e na Escola Internacional da Covilhã, no âmbito do 2º Ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste documento daremos a conhecer toda a planificação, procedimentos, estratégias e reflexões sobre a intervenção e a observação pedagógica, descrevendo ainda a nossa participação nas diversas atividades extracurriculares e de interação com o meio escolar, promovidas ao longo do ano letivo 2016/2017. O segundo capítulo do documento inclui um estudo científico de natureza descritiva, que procurou analisar a relação existente entre o sucesso escolar e o nível de aptidão física dos estudantes, recorrendo a amostra de estudantes adolescentes de ambos os sexos (n=45, alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Campos Melo). O sucesso escolar foi calculado recorrendo às classificações oficiais dos estudantes nas diferentes disciplinas no final do 3º período. Os dados da aptidão física incluem avaliações morfológicas, de força e de flexibilidade. Os resultados encontrados sugerem que não há uma correlação significativa entre a aptidão física e o sucesso escolar.
In this document we describe the entire course in the supervised curricular stage, held at the Campos Melo Secondary School and at the Covilhã International School, within the scope of the 2nd cycle of studies in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior (UBI). In this document we will present all the planning, procedures, strategies and reflections about intervention and pedagogical observation, also describing our participation in the various extracurricular activities and interaction with the school environment, promoted during the 2016/2017 school year. The second chapter of the document includes a scientific study of a descriptive nature, which sought to analyze the relationship between school achievement and the students' physical fitness level, using a sample of adolescent students of both sexes (n = 45, secondary course of Science and Technology course at Campos Melo Secondary School). School success was calculated using the official classifications of students in the different disciplines at the end of the 3rd period. Physical fitness data includes morphological, strength and flexibility assessments. The results suggest that there is no significant correlation between physical fitness and school success.

Description

Keywords

Aptidão Física Educação Física Estágio Curricular Intervenção Planificação Sucesso Escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue