Repository logo
 
Publication

Da literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLoureiro, Manuel Joaquim da Silva
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Eduarda Revés Roque Cunha
dc.contributor.authorCosta, António Manuel Almeida da
dc.date.accessioned2021-04-06T19:44:30Z
dc.date.available2021-04-06T19:44:30Z
dc.date.issued2020-05-04
dc.description.abstractCompreender o papel que a Ciência e a Tecnologia (C&T) desempenham na acomodação do modelo de Sociedade atual, significa indissociar estes três campos nas intencionalidades da Educação em Ciências. Perante as transformações sociais atuais e suas problemáticas, as aprendizagens a desenvolver deverão estar focadas na educação para a cidadania. Como tal, a estruturação do constructo Literacia Científica deve atender aos desafios sociais, culturais e económicos que os cidadãos enfrentam. Neste quadro, a construção de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de capacidades de pensamento e de atitudes, organizados tendo em conta a grelha conceptual que define Literacia Científica, tem-se revelado central no Ensino das Ciências (EdCs) a partir da perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), onde os docentes do 1.ºCiclo do Ensino Básico (1.º CEB), alvo deste estudo nesta investigação, desempenham um papel essencial. Neste contexto, esta investigação tem como objetivos aferir qual a grelha conceptual que permite enquadrar a Literacia Científica, na primeira década do século XXI, e verificar o grau o envolvimento do docente do 1ºCEB, enquanto ator social e cultural, pelos temas de C&T. Para dar resposta a estes objetivos específicos foram conduzidos dois estudos: Revisão Sistemática da Literatura sobre o constructo Literacia Científica, e um Estudo Exploratório sobre os conhecimentos e atitudes dos docentes do 1.º CEB pelos temas de C&T. Os resultados obtidos indicam que, na primeira década do século XXI, a Literacia Científica define-se como constructo de natureza deítica, que molda o seu conteúdo ao contexto social, político, cultural e científico na Sociedade onde se insere. Conclui-se, desta forma, que um cidadão cientificamente literado tem de incorporar esta natureza, reconhecendo a génese cumulativa, provisória e cética da Ciência, as limitações do inquérito científico, a necessidade de existirem evidências suficientes e conhecimento consolidado para apoiar ou rejeitar reivindicações, o impacto da C&T no ambiente político, social e económico e ainda a influência da Sociedade na C&T. Os resultados do Estudo Exploratório evidenciam um grupo de docentes com interesse moderado por questões de C&T, revelando maior interesse pelos Problemas Ambientais. A proeminência deste assunto sugere resultar da importância que a comunicação social, têm dado ao tema, mas também as políticas educativas. Estes intervenientes revelaram um grau de envolvimento muito aquém do que seria desejado, resumindo-se, quase na totalidade, a assistir a debates e encontros sobre Problemas Ambientais. A conjugação destes resultados revela a necessidade de formação dos docentes do 1.º CEB, que possibilite a ancoragem de uma identidade tecnocientífica aos saberes disciplinares e didáticos, oferecendo aprofundamento do conhecimento e orientação para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente no quadro do referencial CTS.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the role that science and technology play in accommodating the current model of society means to dissociate these three fields into the intentionalities of science education. Given the contemporary social transformations and their problems, the learning to be developed should focus on citizenship education. As such, the structuring of the scientific literacy construct must address the social, cultural and economic challenges that citizens face. The construction of scientific knowledge and the development of thinking skills and attitudes organized taking into account the conceptual grid that defines scientific literacy, has proved to be central to science education from the Science-Technology-Society approach, where teachers of the Primary Basic education, the target of this study in this research, play an essential role. This research aims to measure the conceptual grid that allows the framing of scientific literacy in the first decade of the Twenty-First Century and to verify the degree of involvement of the primary teachers by the themes of Science-Technology. Two studies were conducted: a systematic review of the literature on the scientific literacy construct, and exploratory research on the knowledge and attitudes of the primary teachers by the Science-Technology themes. The results indicate that, in the first decade of the century, scientific literacy was defined as a deictic construct that shapes its content to the social, political, cultural and scientific context of the society where it operates. It follows that a scientifically literate citizen must incorporate this nature, recognizing the cumulative, tentative, and skeptical nature of science, the limitations of scientific inquiry, and the need for sufficient evidence and consolidated knowledge to support or reject claims. It is also important to understand the impact of S&T on political, social, and economic environments, and the influence of the company on S&T. The results of the exploratory study show that a group of teachers with a moderate interest in S&T issues will have a greater interest in environmental problems. The prominence of the subject matter suggests that the focus the media gives to environmental issues and educational policies is important. These stakeholders have shown a degree of involvement far below what would be desired, boiling down almost entirely to attending debates and meetings on environmental problems. The combination of these results reveals the need for primary-teacher training that will enable the anchoring of a technoscientific identity to disciplinary and didactic knowledge. This will offer a deepening of knowledge and guidance for the development of the teaching-learning process, namely within Science-Technology-Society approach.pt_PT
dc.identifier.tid101410930pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11157
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia Científicapt_PT
dc.subjectEstudo Exploratóriopt_PT
dc.subjectNatureza Deíticapt_PT
dc.subjectPerspetiva Ciência-Tecnologia e Sociedadept_PT
dc.subjectDocentes do 1.º CEBpt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.titleDa literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTSpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAlmeida da Costa
person.givenNameAntónio Manuel
person.identifier.ciencia-id1F14-5B74-A367
person.identifier.orcid0000-0003-3316-5605
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf8ed379d-955e-4a44-ba9d-cc3192bb6abc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8ed379d-955e-4a44-ba9d-cc3192bb6abc
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9 - TD_Antonio_Costa.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format