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Estudo da influência da secção transversal dos pilares na força de arrasto

dc.contributor.advisorFael, Cristina Maria Sena
dc.contributor.authorRodrigues, Jorge Miguel Leitão
dc.date.accessioned2015-06-08T13:31:44Z
dc.date.available2015-06-08T13:31:44Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-10
dc.description.abstractO escoamento em torno de um pilar origina diversos fenómenos resultantes da interacção entre o escoamento e o obstáculo. A análise e previsão destes fenómenos é bastante empírica e baseada apenas na literatura e ensaios controlados laboratorialmente a escalas reduzidas. No presente trabalho, foi tida em consideração toda a informação existente na literatura e experiências laboratoriais realizadas anteriormente. Contudo, a grande diferença em relação às demais investigações realizadas nesta área é conseguida através da utilização das novas tecnologias, mais concretamente através da modelação numérica de escoamentos através do Fluent. Assim sendo, realizaram-se onze simulações no Fluent, utilizando o Large Eddy Simulation, como modelo de turbulência do escoamento. As três primeiras simulações foram realizadas com objectivo da validação da malha a utilizar nas restantes simulações. Por sua vez, as simulações com secção quadrada e circular são comparadas com os valores obtidos teoricamente através da revisão bibliográfica, feita neste trabalho, de modo a que o programa utilizado seja validado e transmita segurança nos valores obtidos futuramente. As restantes simulações são realizadas utilizando variadas secções transversais de pilares, de modo a comparar os resultados das forças de arrasto, e ver quais as secções que melhor se adaptam aos escoamentos turbulentos. O conjunto das simulações permitiu estudar diferentes valores da força de arrasto, e que esta varia consoante o tipo de secção e as suas respectivas dimensões geométricas. Assim, foi possível observar através do programa utilizado, os fenómenos descritos na bibliografia, e também concluir que a análise deste tipo de interacções entre escoamentos e obstáculos quando feita após validação do programa utilizado, pode ser feita para os mais variados cenários de investigação.por
dc.description.abstractThe flow around the pier causes several phenomena resulting of the interaction between the flow and the obstacle. The analysis and prediction of this phenomenon is quite empiric and simply based in literature and rehearses controlled in laboratory to smaller scales. In this present research, it was considered all the existing information in literature and laboratorial experiences previously performed. However, the great difference in relation to the other investigations performed in this area is achieved through the use of new technologies, more specifically through the numerical modelling of flows through the Fluent. Therefore, eleven simulations in the Fluent were held using the Large Eddy Simulation as the model of the turbulence of the flow. The first three simulations were performed in order to validate the mesh for use in other simulations. On the other hand, the simulations with circular and square section are compared to the values that were theoretically obtained through the bibliographic revision done in this research so that the used programme can be authenticated and may transmit security in the values obtained hereafter. The remaining simulations are performed using several cross-sections of piers, in order to compare the results of the drag forces among them and see the sections that are better adaptable to the turbulent flows. The set of these simulations allowed observing the most diversified values of the drag force and that this varies according to the type of section and its respective geometrical dimensions. Therefore, it was possible to observe through the used program the phenomenon described in the bibliography and it was also possible to conclude that the analysis of this type of interaction between flows and obstacles, when done after validation program used, can be made for various scenarios of investigation.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3515
dc.language.isoporpor
dc.subjectPilarespor
dc.subjectPilares - Obstáculo - Escoamentopor
dc.subjectPilares - Força do arrastopor
dc.subjectModelação numérica de fluídospor
dc.subjectProcedimento numérico - Procedimento de simulaçãopor
dc.titleEstudo da influência da secção transversal dos pilares na força de arrastopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Civilpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civilpor

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