Repository logo
 
Publication

A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências Físicaspor
dc.contributor.advisorSoares, Sandra da Costa Henriques
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorFernandes, Ana Cristina Maia
dc.date.accessioned2023-01-24T10:26:30Z
dc.date.available2024-03-30T01:30:27Z
dc.date.issued2022-04-20
dc.date.submitted2022-03-30
dc.description.abstractO objetivo deste estudo investigativo é avaliar a proposta pedagógica do cartoon conceptual e storytelling, no processo ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados com o subdomínio energia e movimentos, no ensino secundário, no que diz respeito às conceções alternativas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Este estudo consiste num grupo de intervenção e num grupo de comparação, envolvendo duas turmas do 10º ano de escolaridade do ensino secundário, de uma escola localizada na área metropolitana de Lisboa, através de uma sequência didática envolvendo cartoons, storytelling visual e fichas de trabalho incluindo simulações, recursos estes utilizados em comunicação educativa. As principais concepções alternativas encontradas vão de encontro ao reportado na literatura, ou seja a não distinção entre energia e força, a dificuldade do entendimento da aplicação de forças e ainda o conceito de trabalho como transferência de energia. Os resultados obtidos através de observação direta revelam que a estratégia permite melhorar a atitude dos alunos na disciplina de Física. Por outro lado, os mapas conceptuais construídos pelos alunos do grupo de investigação demonstram uma maior inter-relação dos conceitos face ao grupo de comparação. A avaliação quantitativa de um mapa conceptual demonstra uma taxa de respostas incorretas de 13,6% no grupo de investigação, face a 18,1% do grupo de comparação. A introdução de um elemento de emoção no ensino das ciências, poderá, assim, ajudar a reforçar a ligação entre a ciência da escola e a ciência real, e assim construírem o seu conhecimento, num contexto de comunicação educativa.por
dc.description.abstractThe objective of this investigative study is to evaluate the pedagogical proposal of conceptual cartoon and storytelling, in the teaching-learning process of concepts related to the subdomain energy and movements, in secondary education, with regard to alternative conceptions and the knowledge acquired by students. This study consists of an intervention group and a comparison group, involving two classes of the 10th grade of secondary education, from a school located in the metropolitan area of Lisbon, through a didactic sequence involving cartoons, visual storytelling and worksheets including simulations and resources used in educational communication. The main alternative conceptions found are in line with what has been reported in the literature, that is, the non-distinction between energy and force, the difficulty in understanding the application of forces and also the concept of work as energy transfer. The results obtained through direct observation reveal that the strategy improves the attitude of students in the discipline of Physics. On the other hand, the concept maps built by the students of the research group demonstrate a greater interrelationship of the concepts compared to the comparison group. The quantitative evaluation of a concept map shows an incorrect response rate of 13.6% in the research group, compared to 18.1% in the comparison group. The introduction of an element of emotion in science teaching can thus help to strengthen the link between school science and real science, and thus build their knowledge, in a context of educational communication.eng
dc.identifier.tid203187628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12739
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCartoonpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducativapor
dc.subjectEnergiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectStorytellingpor
dc.titleA utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMaia Fernandes
person.givenNameAna Cristina
person.identifier.ciencia-id4B19-951E-4F2E
person.identifier.orcid0000-0002-5086-2632
rcaap.embargofctdados temporariamente confidenciaispor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication65406b73-159b-4529-a5c4-3826a855cc71
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65406b73-159b-4529-a5c4-3826a855cc71
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8889_19138.pdf
Size:
12.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format