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FC - DF | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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  • Uma abordagem STEM nos laboratórios de Física do Ensino Secundário
    Publication . Jacob, Verónica Pereira; Fonseca, Elsa Susana dos Reis da
    Numa sociedade cada vez mais digital, é essencial que o ensino das Ciências acompanhe a evolução tecnológica, de forma a motivar os alunos e promover o seu sucesso em disciplinas desafiantes como a Física e Química A. Esta disciplina, abarca uma componente experimental, que assenta na realização de atividades laboratoriais (A.L.), segundo protocolos padronizados, habitualmente presentes nos manuais didáticos. A utilização do microcontrolador Arduino nas A.L. de Física alia o ensino experimental à tecnologia digital, numa abordagem interdisciplinar, sustentável e lúdica. Surge, assim, uma alternativa STEM (referente às palavras do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics) ao protocolo de duas A.L. previstas parao10.º ano: a A.L. 2.1 (pilha) e a A.L. 3.1 (painel solar). Estes protocolos alternativos, foram testados em duas turmas de 10.º ano, de ensino profissional, de uma Escola Secundária da Covilhã. Para avaliar a eficácia da introdução do Arduino, foi aplicado um questionário antes e depois da realização das A.L. nas turmas de intervenção e, ainda, numa turma de controlo de 10.º ano, de Ciências e Tecnologias, que seguiu protocolo padronizado. Adicionalmente, os 18 alunos das turmas de intervenção, responderam a um questionário de satisfação sobre a utilização da nova metodologia. Os resultados obtidos mostram um aumento na mediana das classificações após realização das A.L., tendo esse aumento sido superior (na A.L. 2.1, p=0,03, a=0,05, usando o teste de Mann-Whitney) nas turmas de intervenção. Estes dados sugerem que a introdução do Arduino tem um impacto positivo na aprendizagem, motivando alunos com diferentes capacidades e aptidões, enquanto potencia competências noutras áreas, como a eletrónica, programação e matemática. O sucesso desta abordagem evidencia a necessidade de integrar ferramentas e recursos digitais no ensino das Ciências, numa perspetiva STEM e em consonância com as tendências internacionais, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, motivador e alinhado com os desafios do século XXI.
  • O Radão e a Radioatividade: presente no quotidiano e ausente no currículo escolar
    Publication . Rosa, Carolina Boialvo; Soares, Sandra da Costa Henriques
    O Homem é exposto continuamente a uma grande variedade de radiações e, desde que os Raios X foram descobertos, que esta área da Física foi tida como útil em tratamentos médicos, embora a disseminação do medo pelos meios de comunicação, devido aos acidentes ocorridos, tenha despoletado uma ideia muito negativa sobre a radiação, a radioatividade e tudo o que lhes é inerente. A radioatividade conotada, quase sempre, negativamente é na sua maioria proveniente das rochas, solos e águas que constituem o planeta Terra. As regiões graníticas, apresentam uma forte presença de materiais radioativos naturais, como o urânio, que tem como elemento da sua cadeia de decaimento o rádio, e por consequência a formação do gás radão. O radão é um gás nobre, incolor, inodoro e insípido e é o maior contribuinte para a exposição natural à radiação ionizante. Embora o radão seja uma presença constante na natureza, os documentos oficiais do ensino só o mencionam na disciplina de Física de 12ºano, o que resulta na grande maioria das gerações portuguesas a não ser dotada de conhecimentos sobre as causas e efeitos deste gás. Desta forma, este trabalho, propôs-se explorar os conhecimentos que os alunos e docentes, do concelho da Covilhã, detêm não apenas sobre o radão, mas também sobre a radioatividade e radiação ionizante, através da aplicação de inquéritos em meio escolar. Verificou-se que na sua grande maioria os inquiridos não detêm conhecimentos sólidos sobre nenhum dos conceitos. É também evidente a presença continua do medo, no que à radioatividade diz respeito, sendo por isso essencial instruir as novas gerações com dados científicos sobre a área e adaptar as Aprendizagens Essenciais para que estes temas sejam ministrados no ensino básico, uma vez que uma grande parte dos alunos perde o contacto com a área da Física ao concluir o 9ºano, e não tem a oportunidade de aprender sobre a radioatividade e o radão.
  • Adaptações curriculares não significativas para aprendizagem do Som no 8º ano
    Publication . Fernandes, Annabel Dias Barrocas; Soares, Sandra da Costa Henriques; Prata, Célia Maria Borges
    A Escola Inclusiva reflete um modelo educacional que visa garantir a participação, aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente das suas características, competências, limitações ou diferenças, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade de oportunidades. Este modelo educacional aposta na diferenciação do currículo para promover a equidade, suportando-se em medidas de apoio à aprendizagem, organizadas em diferentes níveis de intervenção, de acordo com as respostas educativas necessárias para cada aluno adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses. Cada nível de intervenção contém medidas que inferem as atitudes e medidas que inferem o currículo, sendo estas últimas as mais desafiadoras e as que mais resistência encontram à sua implementação. Neste trabalho de investigação desenvolveu-se uma proposta de Adaptações Curriculares Não Significativas para o domínio “Som” da disciplina de Físico-Química do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico e aplicou-se essa proposta, em contexto educativo real, para o subdomínio “Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos”. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na aprendizagem após a implementação da atividade adaptada, demonstrando que o desenvolvimento de Adaptações Curriculares Não Significativas com recurso a metodologias promotoras de aprendizagens ativas, tendo por base uma situaçãoproblema ligada ao dia a dia dos alunos, é uma estratégia eficaz para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas aos comportamentos diferenciados mais comuns.
  • Propriedades Químicas da Água e Soluções Aquosas
    Publication . Simões, Maria Margarida Gaudêncio; Costa, Ana Paula Nunes de Almeida Alves da
    O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior, analisa e descreve, as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio de físico-química durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. No capítulo I, apresenta-se uma breve caracterização da escola, do grupo de estágio de físico-química e das turmas que foram lecionadas e supervisionadas. Descrevem-se também as atividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e finalmente é apresentada a planificação das aulas assistidas, assim como, cinco planos de aula, três da componente de química e dois da componente de física. No capítulo II, é abordado teoricamente o tema “Ensino da química e as propriedades químicas da água e das soluções aquosas”, no qual são realçados temas, como a importância do ensino experimental das ciências e da utilização de simuladores. No capítulo III, apresenta-se uma breve síntese da investigação educacional que foi desenvolvida durante o estágio pedagógico, na componente de química, na turma do 11º ano do ensino secundário. No capítulo IV, apresentam-se as conclusões finais do estágio pedagógico, no qual são analisados vários aspetos inerentes à prática de ensino supervisionada. No final, indicam-se as referências bibliográficas e os anexos utilizados.
  • Contextos de educação formal e não formal no ensino-aprendizagem de Energia e Nanotecnologia
    Publication . Nunes, Sílvia Cristina Cláudio; Esperança, Telma Henriques
    O ensino da Ciência nas escolas desempenha um papel crucial na formação dos alunos, permitindo o desenvolvimento de competências fundamentais, tais como pensamento crítico e raciocínio lógico, estimula a curiosidade e a criatividade, promove a compreensão do mundo natural e prepara os alunos para enfrentar os desafios do futuro, uma vez que vivemos numa sociedade cada vez mais baseada na ciência e na tecnologia. No presente estudo investigativo, foram utilizadas metodologias ativas, nomeadamente, uma atividade laboratorial prática e a realização de uma palestra, no âmbito de abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente em ensino não formal, numa turma do 10º ano de escolaridade, na temática da Nanotecnologia. A atividade prática em ensino não formal, realizada num laboratório de investigação, da Universidade da Beira Interior, além de permitir o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, tem o objetivo principal de incrementar a motivação dos alunos para a aprendizagem de Física e Química A. A análise das respostas aos questionários de escala de atitudes, permitiu verificar que os alunos estão interessados em participar em atividades de ensino não formal e que o envolvimento neste tipo de atividades, promove uma melhoria da motivação dos alunos para a aprendizagem de Física e Química. A narração de uma história e o uso de plataformas de tecnologia de informação e comunicação, nomeadamente vídeos e simulações, em ensino formal, na temática Tipos Fundamentais de Energia, na mesma turma, foram aplicados no presente trabalho investigativo, tendo a finalidade de promover a aquisição de conhecimentos científicos e a correção de preconceções na temática de Energia. Para essa avaliação foram aplicados questionários conceptuais, na turma de intervenção e numa turma de comparação. A análise dos questionários aplicados nas turmas permitiu verificar, que em termos gerais, a estratégia adotada na turma de intervenção permitiu uma maior eficiência.
  • O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
    Publication . Pinto, Rosa Maria Geraldes; Santos, Amélia Rute Lima Dias dos
    O presente Relatório de Estágio Pedagógico é constituído por duas partes, sendo a primeira dedicada ao desenvolvimento de atividades de iniciação à prática profissional realizada, ou seja, principalmente dedicada à Prática de Ensino Supervisionada elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É pretendido descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, todas as atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A segunda parte deste trabalho apresenta um trabalho de Investigação e Inovação Pedagógica, intitulado “O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade - em contexto de Feira de Ciências”. Sensibilizando os jovens para a temática da Sustentabilidade, pretende-se motivá-los na aprendizagem da Química e, especificamente, da Tabela Periódica, através de um ensino não formal, nomeadamente, de uma Feira de Ciências.
  • Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino
    Publication . Lopes, Lígia Cibele Malavolta de Los Rios; Soares, Sandra da Costa Henriques
    A dificuldade dos estudantes, na fase escolar correspondente ao 3º ciclo do ensino básico, em entender os conceitos de Física, não está relegado ou deixado a cargo da má conduta dos docentes, mas pode-se considerar que está relacionada com o facto da introdução desajustada de conceitos abstratos, em etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, que ainda não está completamente estabelecido. A conceção de que o peso é uma massa e a massa é o volume dos objetos, é algo incutido no quotidiano e torna-se complexa a reversão deste conceito. Novas vias de transformação no ensino são, atualmente, temáticas pertinentes e o uso de recursos lúdicos durante as aulas promovem a motivação e o interesse em aprender utilizando uma linguagem mais próxima e adequada para a idade. Neste trabalho pretendeu-se investigar o impacto dos conceitos de força, peso e massa na aprendizagem, através de uma abordagem não convencional de ensino pela utilização de dois jogos especialmente criados para tal. Este estudo consiste em comparar os resultados dos testes avaliativos aplicados a alunos do 7º ano de escolaridade do ensino básico em três instituições de ensino da região da Beira Interior, sendo duas turmas de intervenção e duas de controlo. As principais diferenças encontradas entre as turmas prendem-se com a forma como responderam às questões avaliativas e na melhoria significativa de aprendizagem, obtendo seis vezes mais respostas corretas para uma mesma questão após a intervenção com o jogo. Esta abordagem abre uma nova forma de ensino sem precedentes e com muitas oportunidades de exploração e inovação, quiçá revolução. Compreender como essas dinâmicas podem ser utilizadas na sala de aula sem perder o foco no ensinar talvez seja o novo desafio dos atuais docentes.
  • Relatório de Estágio e Aula Investigacional de Física Nuclear
    Publication . Ferreira, Diogo Alexandre dos Santos; Parada, Paulo André de Paiva
    Este trabalho tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do mestrado de Ensino de Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior, durante o ano letivo de 2021/2022 e também desenvolver uma aula investigacional sobre física nuclear, no âmbito dos conteúdos programáticos de física de 12ºano. Para tal divide-se em 2 capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização da escola, do professor-cooperante e do grupo de estágio de físico-química. São também caracterizadas as turmas onde decorreram as aulas supervisionadas. Por fim, são explicadas as aulas supervisionadas e lecionadas ao longo do ano letivo e as atividades realizadas e preparadas pelo grupo de estágio. No segundo capítulo é apresentada uma aula investigacional sobre física nuclear, inserida nos conteúdos programáticos de física do 12ºano. Começa por apresentar um breve resumo sobre os conteúdos teóricos de física nuclear. Também são expostos os materiais desenvolvidos para lecionar a aula, com uma apresentação powerpoint, uma ficha de trabalho e uma simulação digital.
  • Um Clube de Ciências para a Química Sustentável
    Publication . Vale, Carla Antónia Marques; Santos, Amélia Rute Lima Dias dos; Ciríaco, Maria de Lurdes Franco; Parada, Paulo André de Paiva
    Este Relatório de Estágio Pedagógico começa por descrever uma componente pedagógica desenvolvida pela autora, enquanto docente da Escola EB Engº Manuel Rafael Amaro da Costa, do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, durante o ano letivo 2021/2022. A prática profissional como professora de Física e Química é desempenhada por diversas funções dentro de uma escola que neste relatório estão descritas como: Atividades Curriculares; Atividades de Enriquecimento Curricular e Candidatura ao Clube de Ciência Viva na Escola. A referida candidatura serviu de inspiração à proposta apresentada como estudo de Investigação - Um Clube de Ciências para a Química Sustentável. Para desenvolver este tema começou por ser realizado um profundo trabalho de pesquisa que permitisse estabelecer uma relação direta entre a Carta da Terra, os ODS12 – Produção e Consumo Sustentável e a Hidroponia, aqui aplicada como Hidroponia Didática. Um Clube de Ciências apresenta uma educação não formal com grandes potencialidades para o desenvolvimento dos jovens. Esta forma de educação deve ser cada vez mais reconhecida para uma sociedade que pretende construir um Sistema Educativo moderno, holístico e inclusivo. Assim, tanto a educação formal como não formal proporcionam habilidades, valores e atitudes que são essenciais para a vivência no seculo XXI. A criação de um Sistema Hidropónico numa Horta Escolar promove aprendizagens da Química mais significativas que vão ao encontro das reais necessidades educativas dos jovens. Aqui sugere-se como metodologia a prática STEAM que permite um estudo transdisciplinar para jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico, de modo a desenvolvê-los ao nível do seu conhecimento, aptidão e competências.
  • A utilização de cartoons e storytelling no ensino da Física no ensino secundário - uma experiência de comunicação educativa
    Publication . Fernandes, Ana Cristina Maia; Soares, Sandra da Costa Henriques; Sá, Sónia Manuela Martins de
    O objetivo deste estudo investigativo é avaliar a proposta pedagógica do cartoon conceptual e storytelling, no processo ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados com o subdomínio energia e movimentos, no ensino secundário, no que diz respeito às conceções alternativas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Este estudo consiste num grupo de intervenção e num grupo de comparação, envolvendo duas turmas do 10º ano de escolaridade do ensino secundário, de uma escola localizada na área metropolitana de Lisboa, através de uma sequência didática envolvendo cartoons, storytelling visual e fichas de trabalho incluindo simulações, recursos estes utilizados em comunicação educativa. As principais concepções alternativas encontradas vão de encontro ao reportado na literatura, ou seja a não distinção entre energia e força, a dificuldade do entendimento da aplicação de forças e ainda o conceito de trabalho como transferência de energia. Os resultados obtidos através de observação direta revelam que a estratégia permite melhorar a atitude dos alunos na disciplina de Física. Por outro lado, os mapas conceptuais construídos pelos alunos do grupo de investigação demonstram uma maior inter-relação dos conceitos face ao grupo de comparação. A avaliação quantitativa de um mapa conceptual demonstra uma taxa de respostas incorretas de 13,6% no grupo de investigação, face a 18,1% do grupo de comparação. A introdução de um elemento de emoção no ensino das ciências, poderá, assim, ajudar a reforçar a ligação entre a ciência da escola e a ciência real, e assim construírem o seu conhecimento, num contexto de comunicação educativa.