Repository logo
 
Publication

Processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior em Moçambique: o caso da Universidade Pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorSimango, Mandava Brito
dc.date.accessioned2023-07-07T10:39:05Z
dc.date.available2023-07-07T10:39:05Z
dc.date.issued2023-06-26
dc.description.abstractA pesquisa em educação, voltada para o ensino e aprendizagem, tem crescido acentuadamente nos últimos anos, apresentando uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas, de objetos de estudo e de resultados. O problema desta pesquisa centrou-se nas estratégias de ensino e aprendizagem na universidade Pedagógica de Moçambique. Observou-se que as estratégias de ensino e aprendizagem praticadas nesta instituição baseiam-se essencialmente em aulas expositivas e seminários seja qual for o tipo de conteúdos. Assim, colocam-se as seguintes questões de pesquisa: (1) quais as conceções dos professores sobre as estratégias de ensino e aprendizagem no ensino superior?; e (2) qual a influência dessas conceções nas práticas de ensino e aprendizagem? Para responder a essas questões, foi realizado um estudo empírico com a abordagem qualitativa a partir de questionário aberto aplicado a professores. A presente pesquisa tem como objetivo central perceber quais as conceções dos professores da Universidade Pedagógica acerca do processo de ensino-aprendizagem e como essas conceções permitem melhorar os seus métodos. Contata-se que as conceções dos professores sobre o ensino-aprendizagem podem influenciar a seleção de estratégias e práticas construtivas de ensino e permitem também aumentar a eficácia da ação pedagógica, enriquecendo o próprio processo de mudança.pt_PT
dc.description.abstractResearch in education focused on teaching and learning has grown sharply in recent years, presenting a diversity of theoretical and methodological approaches, objects of study and results. The problem of this research was found in the teaching and learning strategies at the Pedagogical University of Mozambique. It was observed that the teaching and learning strategies of this Institution are essentially based on lectures and seminars, whatever the type of content. Thus, the following research questions arise: What conceptions do teachers have about teaching and learning strategies in higher education? And what is the influence of these conceptions on teaching and learning practices? To answer these questions, an empirical study was carried out with a qualitative approach based on an open questionnaire applied to teachers. The main objective of this research is to understand what the teachers' conceptions of the Pedagogical University about the teaching and learning process are and how these conceptions allow them to improve their methods. Results point out to the idea that teachers' conceptions about teaching and learning can influence the selection of constructive teaching strategies and practices and allow for an increase in the effectiveness of pedagogical action, enriching the process of change itself.pt_PT
dc.identifier.tid101629885pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13382
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectProcesso Ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino Superior em Moçambiquept_PT
dc.subjectEficácia Pedagógicapt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectProfessores do Ensino Superiorpt_PT
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior em Moçambique: o caso da Universidade Pedagógicapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
T.D-Mandava.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: