Publication
Efeitos de um programa de treino na aptidão física e em habilidades motoras específicas em contexto escolar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências do Desporto | por |
| dc.contributor.advisor | Ferraz, Ricardo Manuel Pires | |
| dc.contributor.author | Coelho, Paulina Fátima Gonçalves Caldeira Martins | |
| dc.date.accessioned | 2020-03-25T14:47:15Z | |
| dc.date.available | 2020-03-25T14:47:15Z | |
| dc.date.issued | 2019-07-17 | |
| dc.date.submitted | 2019-06-24 | |
| dc.description.abstract | Este relatório de estágio pedagógico está dividido, basicamente, em duas partes. Uma primeira, onde foi realizada uma reflexão autobiográfica da atividade de docência na área disciplinar de educação física, tanto do percurso profissional, enquanto profissionalizada no 2º ciclo do ensino básico, como da prática profissional realizada no âmbito onde se pretendeu adquirir a profissionalização (3º ciclo e secundário), levada a efeito no presente ano letivo, ao nível de observação de aulas e de lecionação. Desta forma, a experiência pedagógica ocorreu numa turma de 9º ano do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto – Covilhã, mais propriamente na Escola Básica de Tortosendo. Uma segunda, onde se elaborou um estudo de investigação, no contexto escolar, que teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física - aeróbia e neuromuscular, e em habilidades motoras específicas (lançamento no basquetebol). Este programa foi efectuado durante seis semanas, em 32 alunos do 5º ano, da Escola Básica de Tortosendo, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Estes alunos foram divididos em dois grupos de estudo: um grupo experimental de 15 alunos que realizou o programa curricular programado na disciplina de Educação Física (unidade didática de basquetebol) e em complemento um programa de treino de aptidão física e um grupo de controlo constituído por 17 alunos que realizou apenas o mesmo programa curricular programado na disciplina de Educação Física no mesmo intervalo de tempo. Nas avaliações pré-treino e pós-treino foi utilizada a bateria de testes do Fitescola e uma adaptação ao protocolo de Pojskic, Šeparovic & Užicanin (2014). O programa de treino de aptidão física aplicado permitiu melhorar, de uma forma significativa, os níveis de aptidão física. Já na habilidade motora, lançamento, os efeitos foram pouco relevantes. | por |
| dc.description.abstract | This pedagogical report is divided into two parts. The first part is an individual reflection on the teaching activity of the so-called Physical Education. This reflection offers the perspective of a trainee in the 2º ciclo of Ensino Básico, and intends to validate the teacher training course and practice carried out in this school year (2018- 2019) in order to be professionalised in the 3º ciclo and Secundário. The in-service training, focused on class observation and class teaching occurred in a ninth grade class in Escola Básica of Tortosendo - Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto - Covilhã. The second part of this work is about a research study, in school context, which aimed to evaluate the effects of the application of a specific physical fitness program - aerobics and neuromuscular, and specific motor skills - basketball pitches. This program has been taught, for six weeks, to thirtytwo students of the fifth grade of Escola Básica of Tortosendo, aged between nine and thirteen. These students were divided into two study groups: an experimental group of fifteen students that carried out both the curricular program in Physical Education (Basketball Didactic Units) and the physical aptitude training program and a control group of seventeen students who were taught the current curricular program of Physical Education in the same time interval. The Fitescola test battery was used in the pre- and post-training evaluations, as well as an adaptation of Pojskic, Šeparovic & Užicanin =s Protocol (2014). The applied physical fitness training program allowed a significant improvement in physical fitness levels. In motor skills, though, the effects were not very relevant. | eng |
| dc.identifier.tid | 202365425 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/10246 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Basquetebol | por |
| dc.subject | Contexto Escolar | por |
| dc.subject | Fitescola | por |
| dc.subject | Força | por |
| dc.subject | Lançamento | por |
| dc.subject | Resistência Aeróbia | por |
| dc.subject | Treino | por |
| dc.subject | Velocidade | por |
| dc.title | Efeitos de um programa de treino na aptidão física e em habilidades motoras específicas em contexto escolar | por |
| dc.title.alternative | Relatório de Estágio Pedagógico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 7115_15154.pdf
- Size:
- 2.08 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
