Repository logo
 
Publication

Sistemas de aproximação RNAV e RNPAR

dc.contributor.advisorSilva, Jorge Miguel dos Reis
dc.contributor.authorMedeiros, Duarte Manuel da Costa
dc.date.accessioned2015-06-26T10:20:15Z
dc.date.available2015-06-26T10:20:15Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010-06
dc.description.abstractEste trabalho estuda a possibilidade de implementação das aproximações RNAV e RNP AR ao aeroporto da Ilha do Pico no Arquipélago dos Açores. O principal objectivo consiste em provar que estes novos tipos de tecnologias de aproximação podem ser implementados nos aeroportos das Ilhas do Arquipélago dos Açores de acordo com as regras da ICAO, providenciando um aumento na operacionalidade e reduzindo os custos associados à operação e manutenção dos sistemas de aproximação tradicionais. Assim, procedeu-se a um estudo aprofundado sobre o desenho dos procedimentos RNAV e RNP AR de forma a averiguar se existiam restrições que impossibilitassem a implementação destes novos tipos de aproximações no aeroporto da Ilha do Pico. Utilizando a ferramenta de software MET do EUROCONTROL, calcularam-se também as altitudes mínimas de aproximação permitindo assim uma comparação entre os vários tipos de tecnologias de aproximação. Deste modo, de acordo com regulamentos da ICAO, podemos desenhar novos tipos de procedimentos de aproximação ao aeroporto da Ilha do Pico, evidenciando as respectivas vantagens sobre os sistemas tradicionais já instalados.por
dc.description.abstractThis work deals with the possibility of the implementation of RNAV and RNP AR approaches to Pico Island airport in the Azorean archipelago. The main objective is to prove that this new type of approach technology can be implemented in the Azorean islands airports in accordance with the ICAO rules, providing an increase in safety and lowering approach minima, thus reducing the costs associated with the operation and maintenance of others traditional approach systems. So a study of the design procedures of RNAV and RNP AR systems will be conducted in order to find out if these new types of approaches can be fully implemented at Pico Island airport without any type of restrictions. Using the MET software tool from EUROCONTROL, the approach minima can be calculated allowing a comparison among the several types of approach technologies. Then, a design of the particular approach procedures to Pico Island airport can be made in accordance with the ICAO standards and recommended practices.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3635
dc.language.isoporpor
dc.subjectAeronáutica - Segurança de voopor
dc.subjectAeroporto - Sistemas de aproximaçãopor
dc.subjectAeroporto - Tecnologia de aproximação - Vantagenspor
dc.subjectAeroporto - Tecnologia de aproximação - Procedimentospor
dc.titleSistemas de aproximação RNAV e RNPARpor
dc.title.alternativeEstudo para o aeroporto da Ilha do Pico
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Aeronáuticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáuticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Duarte Medeiros M2395 Dissertação Mestrado.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: