dc.contributor.author | Pereira, Ana Catarina | |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T15:08:21Z | |
dc.date.available | 2019-07-29T15:08:21Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Os movimentos feministas não inventaram somente novas estratégias ou novos léxicos, mas, mais importante, conceberam um novo sujeito social, as mulheres: não apenas como leitoras, consumidoras e espectadoras de objectos culturais, mas também como escritoras, realizadoras e produtoras desses mesmos objectos culturais. O foco no cinema português realizado por mulheres correspondeu, assim, ao estudo de uma dupla invisibilidade: aquela que ultrapassa a consagração de alguns nomes, mas também o antagónico interesse da generalidade do público. Constatando-se que as cineastas portuguesas realizaram apenas 14 por cento das longas-metragens de ficção estreadas comercialmente nas últimas três décadas, defendem-se medidas de discriminação positiva, como a inserção de quotas na cedência de financiamentos e a própria criação de um festival de cinema de mulheres, em Portugal. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, Ana Catarina (2016) A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação. LabCom.IFP Books. Colecção: Ars. Universidade da Beira Interior. 378 páginas. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-654-276-4 (papel) | |
dc.identifier.isbn | 978-989-654-278-8 (pdf) | |
dc.identifier.isbn | 978-989-654-277-1 (epub) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7146 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | LabCom.IFP Books. Colecção: Ars. Universidade da Beira Interior | pt_PT |
dc.relation | AS TEORIAS FEMINISTAS DO CINEMA APLICADAS AO CASO PORTUGUÊS | |
dc.relation.ispartofseries | Ars; | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.title | A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | AS TEORIAS FEMINISTAS DO CINEMA APLICADAS AO CASO PORTUGUÊS | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F69950%2F2010/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | LabCom.IFP Books. Colecção: Ars. Universidade da Beira Interior. | pt_PT |
oaire.citation.title | A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação | pt_PT |
person.familyName | Santos Pereira | |
person.givenName | Ana Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | 5D13-C0C5-8C6B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4066-7486 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b915ce80-bbda-41bd-90a6-a6b6b029638f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b915ce80-bbda-41bd-90a6-a6b6b029638f | |
relation.isProjectOfPublication | fe73e294-c44f-4680-9ad6-817cfade1e3e | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | fe73e294-c44f-4680-9ad6-817cfade1e3e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 201603081045-201522_mulhercineasta_acatarinapereira.pdf
- Size:
- 12.4 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: