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Operação de Aeronaves em “Icing Conditions”
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Pedro Vieira | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Mário Alexandre Vitorino | |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T15:11:52Z | |
dc.date.available | 2019-08-07T15:11:52Z | |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2015-12-2 | |
dc.description.abstract | As operações de inverno pelas suas particularidades atmosféricas são consideradas uma iminente ameaça para qualquer tipo de aeronave. Deste modo, esta dissertação de mestrado visa estudar de que forma as diversas áreas/actividades da CAMO podem contribuir para melhorar os procedimentos a implementar numa operadora, quando esta tem em vista a “operação de aeronaves em condições de gelo”. Inicialmente é realizada uma introdução ao tema icing conditions em terra e em voo, onde a definição dos sistemas de Anti-icing/De-icing bem como os seus efeitos colaterais são abordados tal como o levantamento de toda a legislação referente a este tema relativamente a fabricantes de aeronaves, operadores aéreos e à PART M (regulamentação seguida pela CAMO). Posteriormente foram descritas todas as áreas de uma operadora aérea, em especial a sua CAMO e as actividades inerentes ao controlo de aeronavegabilidade. Para que se pudesse desenvolver este tema, é tido em conta um estudo de casos reais, nomeadamente acidentes em “operação de aeronaves em condições de gelo” onde foram identificadas as áreas com maior ocorrência de falhas/erros. Sendo as informações providas de fabricantes e entidades aeronáuticas um input bastante importante na gestão de aeronavegabilidade continuada, foi demonstrado como estes possuem uma preocupação constante nesta problemática, tal como a sua vertente pedagógica. Foi igualmente realizado um estudo sobre os químicos de Anti-icing/De-icing, visto ser um ponto crítico alusivo a este assunto. No presente trabalho desenvolveu-se um estudo de como a CAMO pode oferecer o seu feedback às áreas envolvidas na operação das aeronaves em Icing conditions, já descritas anteriormente. Baseado neste estudo apresenta-se então neste trabalho duas propostas, sendo que uma consiste na criação de um procedimento interno para a própria CAMO - a fim de se melhorar procedimentos na área do controlo de aeronavegabilidade - a outra proposta consiste na realização de um syllabus - para ministrar formação no tema Icing conditions - à área de operações de voo, visto que, após a análise de acidentes/incidentes, esta ter sido a área identificada com maiores lacunas. | por |
dc.description.abstract | The winter operations for its atmospheric characteristics are considered an imminent threat to any type of aircraft. Therefore, this dissertation aims to study which way CAMO areas/activities can contribute to improving the procedures to implement by an airline, when it aims at the “aircraft operations in icing conditions”. Initially it held an introduction to icing conditions subject on the ground and in flight, where the definition of Anti-icing / De-icing systems as well as their side effects are addressed as a survey of all legislation concerning this issue in relation to aircraft manufacturers, aircraft operators and PART M (regulamentation followed by the CAMO). Subsequently were described all areas of an airline, in particular its CAMO and the inherent activities to airworthiness control. To develop this theme, is taken into account a study of real cases such accidents in "aircraft operations in icing conditions" where the areas with higher occurrence of faults/errors have been identified. As the information provided from aeronautical manufacturers and entities quite an important input in the continuing airworthiness management, was demonstrated as these have a constant concerning about this issue as its educational aspect. It was also done a study on the chemical Anti-icing/De-icing, because it is a critical point alluding to this subject. In the present work was developed a study of how the CAMO can offer their feedback to the areas involved in the operation of aircraft in icing conditions already described previously. Based on this study presents this work two proposals, one of which is the creation of an internal procedure for own CAMO - in order to improve procedures in the airworthiness control area - the other proposal is to carry out a syllabus - to provide training in Icing conditions subject - to the area of flight operations, since, after analysis of accidents/incidents, this was the area identified with larger gaps. | eng |
dc.identifier.tid | 202272303 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7167 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aeronave | por |
dc.subject | Anti-Icing | por |
dc.subject | Camo | por |
dc.subject | de-Icing | por |
dc.subject | Icing Conditions | por |
dc.subject | Operadora Aérea | por |
dc.subject | Part M | por |
dc.title | Operação de Aeronaves em “Icing Conditions” | por |
dc.title.alternative | Interligação com a PART M de uma Operadora | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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