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Plano de negócios para empresa produtora de azeite: “Lagar do Olival, Lda.”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorMadeira, Maria José Aguilar
dc.contributor.authorBicho, João Mesquita Nunes Pina
dc.date.accessioned2025-11-07T14:29:12Z
dc.date.available2025-11-07T14:29:12Z
dc.date.issued2025-06-06
dc.date.submitted2025-05-05
dc.description.abstractNos últimos anos o setor olivícola tem vindo a obedecer a uma tendência de crescimento em Portugal, nos países do mediterrâneo e no mundo. O lugar de destaque na dieta mediterrânica, o padrão alimentar com mais evidências científicas dos seus benefícios para a saúde nos quais referenciam o azeite extra virgem, tem atraído cada vez mais o interesse, tanto nos países tradicionalmente consumidores de azeite, como no resto do mundo. Esta tendência crescente no lado da procura aliado ao aumento de preço como consequência das oscilações nas produções derivado das alterações climáticas, geram interesse na entrada no mercado através de um modo de produção sustentável mediante a certificação em modo biológico. Neste sentido, este projeto pretende avaliar a viabilidade de mercado bem como a viabilidade económica e financeira da criação de uma empresa dedicada à produção e comercialização de azeite extra virgem com dois certificados, o de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de produção biológica. A empresa estará localizada na região da Cova da Beira onde existem condições edafoclimaticas ótimas para a cultura da oliveira de espécies autóctones e onde o número de lagares de azeite diminui nas últimas décadas, principalmente devido a questões regulatórias. A empresa irá operar em dois segmentos: (1) produção própria de azeite, utilizando variedades autóctones como galega vulgar, cobrançosa e picual, com plantação mecanizada em 10 hectares, e (2) prestação de serviços de transformação de azeitona para olivicultores da região. A diferenciação passa pela qualidade, rastreabilidade e entrega rápida do azeite ao cliente, com agendamento rigoroso para evitar filas ou atrasos, bem como, aposta no reforço da tradição olivícola e da ligação ao território. O trabalho inclui uma análise do comportamento do consumidor, destacando a crescente valorização de atributos como certificação biológica, origem, embalagem em vidro e acidez controlada. Também se analisa o etnocentrismo dos consumidores e a relevância da certificação. O estudo conclui que o projeto é viável e atrativo, com um forte alinhamento com as tendências de consumo e as políticas europeias de sustentabilidade.por
dc.description.abstractIn recent years, the olive sector has been following a growth trend in Portugal, in Mediterranean countries and around the world. The prominent place in the Mediterranean diet, the dietary pattern with the most scientific evidence of its health benefits in which extra virgin olive oil is referenced, has attracted increasing interest, both in countries that traditionally consume olive oil, and in the rest of the world. This growing trend on the demand side, combined with the increase in price because of fluctuations in production resulting from climate change, generates interest in entering the market through a sustainable production method through organic certification. In this sense, this project aims to evaluate the market viability as well as the economic and financial viability of creating a company dedicated to the production and marketing of extra virgin olive oil with two certificates, the Protected Designation of Origin (PDO) and organic production. The company will be in the Cova da Beira region, where there are optimal soil and climate conditions for growing native olive trees and where the number of olive mills has decreased in recent decades, mainly due to regulatory issues. The company will operate in two segments: (1) own production of olive oil, using native varieties such as Galega vulgar, Cobrançosa and Picual, with mechanized planting on 10 hectares, and (2) provision of olive processing services for olive growers in the region. Differentiation involves quality, traceability and rapid delivery of olive oil to the customer, with strict scheduling to avoid queues or delays, as well as a commitment to strengthening the olive growing tradition and connection to the region. The work includes an analysis of consumer behaviour, highlighting the growing appreciation of attributes such as organic certification, origin, glass packaging and controlled acidity. Consumer ethnocentrism and the relevance of certification are also analysed. The study concludes that the project is viable and attractive, with strong alignment with consumer trends and European sustainability policies.eng
dc.identifier.tid204042089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19154
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAzeitepor
dc.subjectAzeite Certificadopor
dc.subjectConsumidor de Azeitepor
dc.subjectPlano de Negóciospor
dc.titlePlano de negócios para empresa produtora de azeite: “Lagar do Olival, Lda.”por
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Empreendedorismo e Criação de Empresaspor

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