Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

InfluĂȘncias do consumo de Moda

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5091_10016.pdf1.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A moda caracteriza-se como algo universal que se faz acompanhar pelo tempo e nos eleva a patamares polĂ­ticos, sociais e sociolĂłgicos. O objetivo deste estudo serĂĄ questionĂĄ-la a nĂ­vel sociolĂłgico, uma vez que existem tantas disparidades entre a ligação da moda Ă s sociedades desenvolvidas e Ă s subdesenvolvidas. O meio que nos rodeia habituou-nos a construçÔes e desconstruçÔes de identidades atravĂ©s do vestuĂĄrio e dos seus significados, sendo a nossa aparĂȘncia um fator importante para que possamos mostrar ao mundo quem somos e quem queremos ser. A moda move-se pela cultura e pela maneira de viver, em todos os paĂ­ses, sejam eles desenvolvidos ou em desenvolvimento e em todos os locais acaba por mostrar algo de novo. Assim sendo, explora-se o modo como o conhecimento e a comunicação se movem e nos fazem criar uma perspetiva de moda. Os indivĂ­duos das culturas subdesenvolvidas arriscam as suas vidas para produzir roupas baratas para os consumidores ocidentais, sem obterem qualquer gratificação. O que se pretende Ă© alertar os consumidores para comprarem com o pensamento voltado no ambiente e nos produtores, refletindo se a peça que vĂŁo adquirir lhes Ă© realmente necessĂĄria. O Fashion Revolution Ă© um movimento mundial que pretende conscientizar os consumidores e alertar as marcas a prestarem esclarecimentos sobre, quem faz e onde, o que vendem. Uma problemĂĄtica, tambĂ©m estudada, Ă© o desperdĂ­cio que provĂȘm da constante necessidade de produtos novos, constituindo um problema para os paĂ­ses subdesenvolvidos que obtĂȘm mais roupa do que a que precisariam, o que acaba por provocar o encerramento das fĂĄbricas de produção local. Por detrĂĄs dos contentores em que as sociedades desenvolvidas colocam roupas que jĂĄ nĂŁo desejam, para doação, esconde-se um negĂłcio que se encontra em anĂĄlise atravĂ©s do exemplo da empresa de reciclagem H SARAH Trading. Mudar a forma como se produz moda depende apenas de cada consumidor. Se se canalizar a energia que se gasta em preocupaçÔes aliadas Ă  moda para preocupaçÔes para com a igualdade social viveremos num mundo justo muito rapidamente.
Fashion is characterized as something universal that is accompanied by time and raises us to political, social and sociological levels. The objective of this study will question it sociologically, once there are so many disparities between the fashion connection to developed and underdeveloped societies. The medium that surrounds us has accustomed us to construction and deconstruction of identities through clothing and their meanings, being our appearance an important factor so we can show the world who we are and who we want to be. Fashion moves by the culture and way of life, in all countries, being them developed or in development and, in all places, turns out to show something new. Therefore, it is explored how the knowledge and communication move and make us create a perspective of fashion. Individuals of underdeveloped cultures risk their lives to produce cheap clothes for western consumers, without obtain any gratification. The idea is to alert consumers to buy with the thought facing in the environment and producers, reflecting if the garment that they purchase is really necessary. The Fashion Revolution is a worldwide movement that has in mind to educate the consumers and alert brands to provide clarification about, who does and where, what they sell. One problem, also studied, is the waste that comes from the constant need for new products, it remains a problem for underdeveloped countries to get more clothes than they need, which lead to the closure of local productions. Behind the containers on what developed societies put clothes they no longer wish, to donate, it is hiden a business that is being analyzed through the example of the H SARAH Trading recycling company. Change the way how to produce fashion depends only on each consumer. If society changes the energy that is spent on fashion worries to concerns to social equality, we will live in a fair world very quickly.

Description

Keywords

Consumo Diferenças Culturais Globalização e Exploração Moda Responsabilidade Social

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue