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Notoriedade Corporativa

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Abstract(s)

A interação das organizações com os seus públicos tem-se demonstrado como sendo um fator crucial não só para o crescimento das organizações, como também para o sucesso corporativo. Através do planeamento da comunicação, as organizações desenvolvem estratégias que permitem diferenciar os seus produtos e serviços dos da concorrência, ao posicioná-los na mente dos consumidores de forma controlada. Dado o ambiente hipercompetitivo dos mercados, este planeamento, ou a falta dele, poderá ser a diferença entre o sucesso ou o insucesso da organização. O projeto apresentado consiste numa proposta de um plano de comunicação, criado de forma personalizada para o Grupo Índice da Razão. Este é um grupo empresarial, constituído por três empresas de áreas operacionais diferentes, o que torna as suas necessidades comunicativas amplas e diversificadas. O plano de comunicação apresentado foi desenvolvido com uma fundamentação teórica assente em autores dos campos científicos das relações públicas, marketing, comunicação e branding. A nível metodológico, foram aplicadas as técnicas de entrevista e observação direta para a recolha de dados e identificação das necessidades comunicativas do Grupo Índice da Razão. Este projeto serviu para colmatar as fragilidades identificadas ao nível da comunicação da organização, através da definição e promoção de objetivos comunicacionais, análise e definição da identidade corporativa e projeção de uma imagem organizacional que permite posicionar de forma estratégica a organização perante a sua concorrência.
The interaction between organizations and their publics has been demonstrated to be a key factor in organizational growth and success. Communication planning allows organizations to develop strategies and differentiate their products and services from their competitors’, by positioning them on consumers’ minds in a controlled manner. Given the hypercompetitive environment of the current markets, communication planning, or the lack of it, might be the difference between organizational success or failure. This project consists of a communication plan proposal created specifically for Grupo Índice da Razão. This is a business group formed by three companies that operate in different business sectors, with ample and diversified communication necessities. The communication plan presented was developed based on the theory presented by several scientific authors from the fields of public relations, marketing, communication, and branding. The methodology applied for data collection and communication necessities assessment were based on direct observation techniques and interviews. This project intends to address the identified communication flaws, by defining and promoting communication objectives, analyzing and defining the corporate identity and projecting a corporate image that allows the organization to position itself in a strategic way relative to its competitors.

Description

Keywords

Estratégia Identidade Corporativa Plano de Comunicação Posicionamento Relações Públicas

Pedagogical Context

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