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As competências literácitas no ensino básico : aprendizagens (im)perfeitas em escrita e leitura

dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.authorGonçalves, Cristina Maria de Almeida
dc.date.accessioned2015-05-11T09:09:14Z
dc.date.available2015-05-11T09:09:14Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractA presente tese aborda, tanto sob o ponto de vista teórico como empírico, a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento de leitores competentes e proficientes. Assim, procurámos verificar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento de capacidades leitoras que proporcionem uma integração na sociedade actual, cada vez mais exigente e complexa, esperando-se que os alunos sejam capazes de processarem informação escrita e de adequarem a leitura a qualquer situação leitora, revelando-se imprescindível a aquisição de competências literácitas para a formação de leitores competentes e autónomos. Tendo o presente estudo uma parte consagrada a questões de índole teórica (onde problematizamos conceitos, desconstruímos teorias e enquadramos conceptualmente certas posições acerca da temática em apreço), foi nosso primeiro objectivo levarmos, por diante, uma investigação, de carácter empírico, que nos desse dados acerca da necessidade de se adquirirem hábitos de leitura precoces no seio da família, no Jardim-de-infância (literacia emergente), na escola, na comunidade (literacia científica, crítica…), a fim de desenvolver, nos alunos, capacidades leitoras, orais, escritas, cognitivas e metacognitivas. Verificámos que diversos factores contribuem para a aquisição daquelas competências (ambiente familiar, social, escolar individual/motivacional). Realizámos, através de um inquérito, um estudo sobre competências literácitas dos alunos no ensino básico. Para o efeito, seleccionaram-se alunos, encarregados de educação e professores do ensino básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) em treze agrupamentos, seleccionados aleatoriamente, do Distrito de Castelo Branco. Após responderem a questões formuladas que incidiram sobre os factores que influenciavam e/ou promoviam o desenvolvimento de capacidades de leitura e escrita e, por conseguinte, capacidades literácitas, procedemos à respectiva análise com base num protocolo metodológico previamente definido. Concluímos que tanto nas famílias como na escola, particularmente os professores e também os alunos, houve unanimidade na crença de que para se ser um leitor capaz, fluente e proficiente é fundamental que os hábitos leitores se instalem precocemente, sejam regulares e constantes, recorrentes a suportes variados. Os resultados são explicitados em lugar próprio da tese, fazendo-se uma súmula na Conclusão deste estudo, onde, igualmente, apontamos algumas limitações da investigação.por
dc.identifier.tid101293917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3325
dc.language.isoporpor
dc.subjectLeitura - Competências literácitaspor
dc.subjectEscrita - Competências literácitaspor
dc.subjectHábitos leitorespor
dc.subjectLiteraciapor
dc.titleAs competências literácitas no ensino básico : aprendizagens (im)perfeitas em escrita e leiturapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineLetraspor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Letraspor

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