Repository logo
 
Publication

Organização e metodologia de ensino da natação no 1º ciclo do ensino básico em Portugal

dc.contributor.authorRocha, Helena Isabel Amaral
dc.contributor.authorMarinho, Daniel
dc.contributor.authorFerreira, Sandra S.
dc.contributor.authorCosta, Aldo
dc.date.accessioned2020-02-10T11:14:37Z
dc.date.available2020-02-10T11:14:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractFoi objetivo deste estudo conhecer a organização e a metodologia de ensino da natação desenvolvida no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora no 1o ciclo do ensino básico (1o CEB) em Portugal. A amostra incluiu 89 responsáveis por escolas de natação municipais e 100 professores que ministram as respetivas aulas. Para aferir a organização e a metodologia de ensino foram aplicados dois questioná- rios, cujos resultados foram descritos com base em técnicas de análise estatística descritiva. Os resul- tados sugerem que a natação no 1o CEB rege-se sobretudo pelas orientações do Ministério da Educa- ção. A restrição orçamental (60.0%) e a dificuldade no transporte dos alunos da escola (54.0%) para a piscina são as razões mais apontadas para a supressão da natação. O ensino é dirigido fundamental- mente para o terceiro e quarto ano (80.1%), com aulas de frequência semanal (64.4%) em classes com um elevado número de alunos (13 a 16 alunos). Os principais objetivos das aulas estão relacionados com a adaptação ao meio aquático, privilegiando-se as habilidades aquáticas básicas (81.4%), num ensino pouco suportado em material pedagógico. Os dados relatados permitiram-nos identificar algumas insuficiências no enquadramento da natação no 1o CEB, provavelmente condicionantes da eficiência do processo de ensino-aprendizagem, ao nível da aquisição de habilidades aquáticas mais complexas.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to describe the management and the teaching methodology in the primary level Physical Education classes in Portugal to teach swimming motor skills. The sample included 89 public swimming-pools supervisors and 100 swimming teachers. In order to assess the management and the teaching methodology, two questionnaires were used and their results were described based on descriptive statistical analysis techniques. Data suggest that swimming classes in primary schools are designed according to the Ministry of Education guidelines. The most frequent reasons mentioned to justify the inexistence of swimming classes are related to budget constraints (60.0%) and to some commuting issues of the children to and from the swimming pool facilities (54.0%). Swimming pro-grams are mainly conducted with older children from the year 3 and year 4 (80.1%). The classes hap-pen once a week (60.4%) with a large number of students (13 to 16 students). The lessons focused on aquatic readiness (81.4%), developing basic aquatic skills, mostly without any teaching material. The reported data allowed us to identify some weaknesses in the primary school swimming classes, proba-bly affecting the effectiveness of the teaching-learning process, such as the acquisition of more com-plex and challenging aquatic skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.6063/motricidadept_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9163
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversity of Tras-os-Montes and Alto Douropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/viewFile/2709/2971pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSwimmingpt_PT
dc.subjectTeaching methodspt_PT
dc.subjectAquatic skillspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleOrganização e metodologia de ensino da natação no 1º ciclo do ensino básico em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversity of Tras-os-Montes and Alto Douropt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleMotricidadept_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameMarinho
person.familyNameFerreira
person.familyNameCosta
person.givenNameDaniel
person.givenNameSandra
person.givenNameAldo
person.identifier.ciencia-id471B-F3CC-479A
person.identifier.ciencia-idE01A-BAE7-2B14
person.identifier.orcid0000-0003-2351-3047
person.identifier.orcid0000-0002-9209-7772
person.identifier.orcid0000-0002-2075-5289
person.identifier.scopus-author-id15022568500
person.identifier.scopus-author-id37088374700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1b7a1cda-cf15-4686-bb08-1ac47b66b314
relation.isAuthorOfPublication476a0b22-7679-47cb-afe3-7f772abd7ba1
relation.isAuthorOfPublication11493c5c-baec-4214-9944-bdbcd6efb6cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11493c5c-baec-4214-9944-bdbcd6efb6cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2014_Organizacao_e_metodologia_de_ensino_da_natacao_no_no 1º ciclo do ensino básico em Portugal_Motricidade_2014.pdf
Size:
325.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: