Repository logo
 
Publication

O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática

dc.contributor.authorSerra, Paulo
dc.date.accessioned2010-04-28T10:06:30Z
dc.date.available2010-04-28T10:06:30Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractOs desenvolvimentos mais recentes da comunicação mediática têm vindo a recolocar a credibilidade como um problema central. Vista pela retórica clássica como o primeiro meio da persuasão, a credibilidade revela-se hoje como um principio essencial à selecção, pelo receptor, de uma informação mediática cada vez mais excessiva, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A questão que se coloca é, então, a de saber quais são os índices/critérios que, dada uma certa informação, levam o receptor a inferir acerca da sua credibilidade. A nossa tese é a de que esses índices/critérios são, no essencial, os que, tendo sido forjados na retórica clássica, sofrendo depois as necessárias adaptações, passaram a constituir o dispositivo de credibilização das organizações mediáticas "informativas” e "noticiosas" tradicionais; um dispositivo que, através de um processo eminentemente reflexivo. está, neste momento. a ser exportado para a Web, tendendo a transformar esta numa província da informação dita "objectiva" e "imparcial".
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/523
dc.language.isoporpt
dc.subjectCredibilidade - Informação - Mediapt
dc.titleO princípio da credibilidade na selecção da informação mediáticapt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1pt
oaire.citation.titleAnimus. Revista Interamericana da Comunicação Midiática, Nº 1, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, 2003, pp. 37-49.pt
person.familyNameSerra
person.givenNameJoaquim Mateus Paulo
person.identifier.ciencia-id6F1C-5910-6B8F
person.identifier.orcid0000-0001-7821-3880
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublicationd3bb474b-0661-4d54-be44-1fe3a7f40bff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd3bb474b-0661-4d54-be44-1fe3a7f40bff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
untitled.pdf
Size:
774.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format