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Avaliação da Literacia em Saúde Mental e do Estigma numa amostra de Cuidadores Formais de adultos idosos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorCarvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de
dc.contributor.advisorNascimento, Carla Sofia Lucas do
dc.contributor.authorDomingos, Adriana Filipa Ingrês
dc.date.accessioned2023-05-12T13:17:16Z
dc.date.available2023-05-12T13:17:16Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2022-12-27
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivos avaliar a Literacia em Saúde Mental (LSM) e o estigma em Cuidadores Formais (CF) de adultos idosos, bem como relacionar estas duas variáveis com as habilitações literárias e o nível socioeconómico. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, exploratório e transversal. A amostra consistiu em 125 indivíduos, CF de adultos idosos que residem e, exercem em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), no distrito de Castelo Branco. Estes apresentam idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos (M=48.42; DP=11.09), com uma prevalência significativa do sexo feminino (94.4% de mulheres e 5.6% de homens). Os participantes responderam ao Questionário de Literacia em Saúde Mental – jovem adulto (LSMq – jovem adulto) e ao Questionário de Atribuição (AQ-9). A amostra revelou níveis moderados de LSM, mas também existência de estigma. Foram encontradas algumas relações entre fatores da LSM e estigma com as habilitações literárias e o nível socioeconómico, bem como relações negativas entre a LSM e o estigma. O modelo de regressão linear múltipla explicou 6.3% da variabilidade do Fator 2 da LSM (Crenças erróneas/estereótipos). Este estudo acrescenta uma importante contribuição à investigação no que concerne a estas variáveis em CF de adultos idosos em Portugal e, destaca a importância de desenvolver intervenções que visem aumentar a LSM e reduzir o estigma nos contextos de ERPI.por
dc.description.abstractThe present study aimed to assess Mental Health Literacy (MHL) and stigma in Formal Caregivers (FC) of older adults, as well as relate these two variables with education level and socioeconomic status. The study can be classified as quantitative, descriptive, exploratory and cross-sectional. The sample consisted of 125 individuals, FC of older adults living, and working in Residential Structures for Elder People (RSEP), in the district of Castelo Branco. They have ages ranging from 22 to 66 years (M=48.42; SD=11.09), with a significant prevalence of females (94.4% females and 5.6% males). Participants answered the Mental Health Literacy Questionnaire – young adult (MHLq – young adult) and the Attribution Questionnaire (AQ-9). The sample revealed moderate levels of MHL, but also existence of stigma. Some correlations were found between MHL factors and stigma, with education level and socioeconomic status, as well as negative correlations between MHL and stigma. The multiple linear regression model explained 6.3% of the MHL Factor 2 (Erroneous beliefs/stereotypes) variability. This study adds an important contribution to research regarding these variables in FC of older adults in Portugal and highlights the importance of developing interventions aimed at increasing MHL and reducing stigma in RSEP settings.eng
dc.identifier.tid203288203
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13331
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAdulto Idosopor
dc.subjectCuidador Formalpor
dc.subjectEstigmapor
dc.subjectLiteracia em Saúde Mentalpor
dc.titleAvaliação da Literacia em Saúde Mental e do Estigma numa amostra de Cuidadores Formais de adultos idosospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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