| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The evolution of the urban environment has changed significantly in the last 50 years,
and we see considerable investments in urban logistics in order to make urban processes
more efficient. This investigation intends to study the situation of urban logistics with
the objective to study the current state of this system and analyze what lies ahead in the
near future. The unmanned aerial vehicle (UAV) has been under investigation in the
world of logistics, having been pointed has the next logistic technology. For that reason,
we set as an objective, analyze the working process of this aircraft, its capabilities, and
its limitations. Based on this information, we intend to implement a scenario of deliveries
in an urban environment. This scenario will be in the city of Aveiro and consists on the
delivery of medicines into pharmacies located in an urban environment. With this study,
we pretend to find the best current and future solution to operate in an urban
environment.
The study is divided into several studies, starting with an analysis of the literature, and
then we carry out the SWOT analysis. Then we implement a delivery route to pharmacies,
both for daily delivery and emergency medicines. The analysis is divided into two phases,
one where the vehicles would initially start from the current logistical base and another
phase, where the logistical base is proposed for a new location, that has been optimized
to the delivery route to be carried out.
From the various analyzes carried out, we obtain very conclusive results. For routes of
significant payload and distance, the UAV is still not able to have great performances,
being still preferential the use of a van. However, we verified that for emergency
deliveries, the UAV from the new logistics base (L2) would have the best performance,
as well as it would be a low cost of implementation. In some results, the performance was
close to the van or even better, although it would not be cost effective. For that reason,
we foresee a robust competition from the UAV as an emerging technology. It will soon
have better capabilities and more competitive prices. The cost reduction of this type of
deliveries may soon be possible with the use of UAVs.
O meio urbano tem evoluído durante os últimos 50 anos, onde se verificou uma enorme aposta na logística urbana, por forma a tornar as tarefas urbanas mais eficientes e económicas. Esta investigação tem como objeto o estudo da logística urbana e tem como objetivo, aprofundar e estudar a estrutura atual dos sistemas de logística e analisar o que poderá ser o futuro próximo. Atualmente, a maior aposta tecnológica no mundo da logística é a aeronave não tripulada (UAV). Posto isto, tem-se também como objetivo analisar o funcionamento destas aeronaves, nomeadamente, as suas capacidades e limitações. Partindo de um cenário de logística urbana com recurso a UAV’s, pretendemos estudar e comparar o processo de entregas nesse mesmo meio urbano. A implementação do teatro de operações será na cidade de Aveiro e consiste na entrega de medicamentos às farmácias localizadas no meio urbano. Com este estudo tencionasse encontrar a melhor solução atual e prever uma futura que se adeque à operação apresentada. O estudo está dividido em várias partes. Primeiramente, começamos por uma análise da literatura e seguido uma análise SWOT. Por fim, no caso de estudo são implementadas várias rotas de entregas a farmácias, quer para medicamentos de entrega diária, quer de emergência. O sistema de entregas está dividido em duas fases, uma onde inicialmente a partida dos veículos seria feita na atual base de logística e outra onde o veículo parte de uma base logística proposta, que estará otimizada ao percurso de entrega que se pretende realizar. Das várias análises realizadas obtivemos resultados muito conclusivos. Para rotas de grande carga e distância, o UAV não consegue ter grandes desempenhos, sendo ainda preferencial a utilização da uma carrinha. Contudo, verificamos que para entregas de emergência, o UAV teria um melhor desempenho a partir da nova base de logística, e para além disso, o sistema de implementação seria mais barato. Numa análise futura, prevemos uma concorrência muito forte por parte do UAV, visto que em alguns resultados a performance deste é próxima ou melhor do que a carrinha. Sendo uma tecnologia emergente, em breve terá melhores capacidades e preços mais concorrentes. As reduções de custos deste tipo de entregas poderão em breve ser possíveis com a utilização de um UAV.
O meio urbano tem evoluído durante os últimos 50 anos, onde se verificou uma enorme aposta na logística urbana, por forma a tornar as tarefas urbanas mais eficientes e económicas. Esta investigação tem como objeto o estudo da logística urbana e tem como objetivo, aprofundar e estudar a estrutura atual dos sistemas de logística e analisar o que poderá ser o futuro próximo. Atualmente, a maior aposta tecnológica no mundo da logística é a aeronave não tripulada (UAV). Posto isto, tem-se também como objetivo analisar o funcionamento destas aeronaves, nomeadamente, as suas capacidades e limitações. Partindo de um cenário de logística urbana com recurso a UAV’s, pretendemos estudar e comparar o processo de entregas nesse mesmo meio urbano. A implementação do teatro de operações será na cidade de Aveiro e consiste na entrega de medicamentos às farmácias localizadas no meio urbano. Com este estudo tencionasse encontrar a melhor solução atual e prever uma futura que se adeque à operação apresentada. O estudo está dividido em várias partes. Primeiramente, começamos por uma análise da literatura e seguido uma análise SWOT. Por fim, no caso de estudo são implementadas várias rotas de entregas a farmácias, quer para medicamentos de entrega diária, quer de emergência. O sistema de entregas está dividido em duas fases, uma onde inicialmente a partida dos veículos seria feita na atual base de logística e outra onde o veículo parte de uma base logística proposta, que estará otimizada ao percurso de entrega que se pretende realizar. Das várias análises realizadas obtivemos resultados muito conclusivos. Para rotas de grande carga e distância, o UAV não consegue ter grandes desempenhos, sendo ainda preferencial a utilização da uma carrinha. Contudo, verificamos que para entregas de emergência, o UAV teria um melhor desempenho a partir da nova base de logística, e para além disso, o sistema de implementação seria mais barato. Numa análise futura, prevemos uma concorrência muito forte por parte do UAV, visto que em alguns resultados a performance deste é próxima ou melhor do que a carrinha. Sendo uma tecnologia emergente, em breve terá melhores capacidades e preços mais concorrentes. As reduções de custos deste tipo de entregas poderão em breve ser possíveis com a utilização de um UAV.
Description
Keywords
Acessibilidade Espaço Aéreo Urbano Localização das Instalações Logística Urbana Otimização de Rota Sistemas Aéreos Não Tripulados (Uas) Veículos Aéreos Não Tripulados (Uav)
