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- Internacionalização, Branding e ComunicaçãoPublication . Carvalho, Tomás André Loureiro de; Rito, Catarina VasquesA indústria do têxtil e vestuário é uma das mais antigas e tradicionais indústrias que representa um dos maiores e mais importantes sectores empresariais a nível nacionail. Hoje em dia, Portugal apresenta um nível de excelência e qualidade na sua produção têxtil e o resultado disso é o interesse, procura e respeito por parte dos mercados internacionais. Portugal começou a dar os seus primeiros passos no design de moda no início do século XX com a abertura dos primeiros ateliers de moda, porém e por diversas circunstâncias a indústria têxtil e de vestuário nunca deu o devido crédito e importância à criatividade e design de autor. Apesar das marcas portuguesas terem uma aproximação com a indústria e confeção têxtil, o que representa uma grande vantagem competitiva, o mesmo não é suficiente para o sucesso internacional das mesmas. É possível compreender que a maioria das marcas de moda portuguesas com mais de 10 anos de carreira sempre tiveram grandes dificuldades a níveis de marketing, comunicação e branding. Associações como o ModaLisboa ou a ANJE (Portugal Fashion) que se posicionam como promotoras da moda em Portugal, não conseguiram desenvolver estratégias de comunicação e internacionalização eficientes durante muitos anos, sendo o processo de internacionalização destas marcas ainda bastante recente. Para além de todas estas circunstâncias, nos últimos 15 anos as tecnologias da informação e comunicação revolucionaram a indústria da moda e hoje em dia representa um fator crucial na comunicação, na construção de branding e no processo de internacionalização. Esta dissertação analisa os três principais temas a internacionalização, o branding e a comunicação onde tem como objetivo mostrar os principais fundamentos destas áreas e possíveis estratégias a serem desenvolvidas e aplicadas por marcas de moda. A análise desta dissertação passa por estudar o enquadramento histórico da moda em Portugal; compreender o atual estado da indústria têxtil e vestuário; e aplicar alguns dos fundamentos e modelos estudados a três marcas de moda portuguesa. Esta investigação combina fontes secundárias reunidas a partir de livros, revistas e relatórios e fontes primárias a partir de entrevistas aos principais key-players da indústria da moda com o objetivo de dar insights sobre a indústria e projeções futuras.
- Impacto dos resultados desportivos nas cotações das ações dos clubes portugueses e italianosPublication . Santos, Gonçalo Filipe Cardoso Viegas dos; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daO objetivo desta dissertação é analisar o impacto dos resultados desportivos dos clubes de futebol nos preços das respetivas ações cotadas em bolsa. Foram analisados 3630 jogos de 4 clubes portugueses (S.L. Benfica SAD, Sporting C.P. SAD, F.C. Porto SAD e S.C. Braga SAD) e 3 clubes italianos (Juventus F.C., A.S. Roma e S.S. Lazio) com um período de análise compreendido entre 2007 e 2019. Utilizando a metodologia de estudo de eventos concluiu-se que as vitórias têm um impacto positivo nas cotações das ações dos clubes embora, considerando apenas os clubes portugueses esse impacto não seja significativo. Os empates e as derrotas geram um impacto negativo nas cotações das ações. Inesperadamente, as vitórias nas competições nacionais originam um impacto maior nas cotações das ações dos clubes do que as vitórias nas competições europeias. Já as derrotas europeias não são estatisticamente diferentes das nacionais, apesar de possuírem rendibilidades anormais superiores em valor absoluto. Vitórias e derrotas inesperadas geram um impacto superior nas cotações das ações dos clubes do que vitórias e derrotas antecipadas. Por fim, vitórias e derrotas das equipas italianas têm maior impacto nas ações dos clubes que as vitórias e derrotas das equipas portuguesas.
- A Latin American Decolonial Fashion OptionPublication . Alvarez Barberena, Esteban Andrés; Rito, Catarina VasquesThis dissertation analyses Fashion through the prism of the decolonial option as formulated by Peruvian sociologist and political analyst Aníbal Quijano, and further developed by the MCD project (Modernity, Coloniality, Decoloniality). Fashion and its knowledge will be studied through the framework of Quijano’s matrix of coloniality theory in order to understand its position in culture as a social response in a colonial environment, and will propose an epistemological decolonization of Fashion that could recondition its political and ethical role in cultures. This will allow Fashion to reorganize its priorities that today have life and culture in service of the establishment (academic and economic) and having the institutions in service of life and culture. This epistemic decolonization, or de-coloniality of Fashion, is aimed to focus not on the answers (absolutes), but on proposing an option where the plethora of cultural experiences are interwoven with each other can co-exist and be validated through Fashion. By expelling the binary way of thinking, the goal is to shift Fashion’s view, from a vertical one to a horizontal, that in ubuntu terms may “affirm one's humanity by recognizing the humanity of others and, on that basis, establish respectful human relations with them”. (Samkange, Samkange, 1980) A new option for Fashion means its reconstruction for it to be implemented in pro of diversity, reforming its presence in world cultures.
- Estudo sobre o consumo de estimulantes pelos alunos da Universidade da Beira InteriorPublication . Costa, Filipa Daniela Pais; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Rosado, Tiago Alexandre PiresO presente documento, elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio, incluído no plano de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, encontra-se dividido em 3 capítulos: o Capítulo I que aborda a vertente de investigação e os resultados dela obtidos relativamente a um tema do ramo das Ciências Farmacêuticas, integrado na componente Toxicologia; o Capítulo II referente à experiência profissionalizante em Farmácia Hospitalar; e finalmente, o Capítulo III respeitante à experiência profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária. O primeiro capítulo, isto é, o de componente de investigação, aborda a temática do consumo de estimulantes pelos alunos da Universidade da Beira Interior. A prevalência do uso não médico de estimulantes sujeitos a receita médica por estudantes universitários, com o objetivo de melhorar o desempenho académico, encontra-se bem documentada em países como os Estados Unidos da América. Contudo noutros países, onde se inclui Portugal, existe uma profunda carência de estudos no que diz respeito a esta preocupação de saúde pública. Em paralelo, vários estudos têm observado um aumento substancial da procura dos estimulantes não sujeitos a receita médica pela mesma população referenciada, nos últimos anos em Portugal. Deste modo, realizou-se um estudo observacional com a aplicação de um inquérito anónimo e confidencial de respostas fechadas, respondido adequadamente por 390 alunos da população dos 8097 alunos inscritos na UBI no ano letivo 2019/2020. Este teve em vista a recolha de informação sólida e empírica relativamente ao conhecimento, comportamentos e grau de consumo de estimulantes do sistema nervoso central, procedentes de bebidas, suplementos, medicamentos e/ou outras substâncias, pela população descrita em epígrafe. Em adição tentou-se perceber quais os efeitos mais comummente alcançados com a toma destas substâncias; possíveis efeitos secundários resultantes do consumo dos mesmos; contextos associados ao seu consumo, bem como as formas de acesso aos mesmos; etc. Este mesmo inquérito online e inscrito na plataforma Google Forms, obteve aprovação por parte da Comissão de Ética (CE) da UBI no mês de abril do corrente ano 2020. Dos resultados obtidos fez parte a amostra dos 390 inquiridos, com uma maior percentagem de alunos de idade compreendida entre os 21 e os 24 anos (57,4%), do sexo feminino (75,4%) e de nacionalidade portuguesa (95,4%). A área de curso com maior número de alunos participantes revelou ser a área das Ciências da Saúde (n=211). Relativamente aos hábitos de consumo de estimulantes, a maioria dos alunos que os consome (90,0%), definiu o café (65,8%), as infusões/chás/ice tea (53,6%) e o cacau/chocolate (51,9%) como os produtos mais regularmente consumidos pelos mesmos. Para o caso dos medicamentos estimulantes sujeitos a prescrição médica, a maioria assumiu nunca ter consumido, contudo, é necessário ter especial atenção à percentagem de alunos (0,3%) que os assumiram consumir sem possuírem qualquer tipo de patologia do foro cognitivo medicamente diagnosticada e/ou medicada. Dos 351 alunos consumidores de estimulantes do Sistema Nervoso Central, 57,0% afirmaram terem iniciado a toma deste tipo de substâncias paralelamente ao ingresso no ensino secundário (15/16 anos -18 anos), tendo como principais motivos a necessidade de combater a sonolência diurna (59,3%), de aumentar o rendimento académico (57,3%), sintomas como cansaço, nervosismo/ansiedade, depressão, dor de cabeça, etc. (41,9%), bem como a influência do ambiente social (40,2%). Já nas razões da toma continua desses estimulantes encontra-se, igualmente, os três primeiros motivos enunciados, mas, sobretudo, o prazer, satisfação, elevação do humor, gosto pelo sabor/textura (63,5%). A maioria dos alunos revelou fazer um consumo diário de 1 a 2 estimulantes (74,6%), e aumentar esse consumo em momentos de avaliação letiva (71,8%). Quanto aos possíveis efeitos adversos associados à toma de estimulantes cerebrais, 43,0% assumiu já ter experienciado, essencialmente, palpitações; insónia e alterações gastrointestinais. Finalmente, no que concerne ao conhecimento sobre a matéria dos estimulantes, a amostra em estudo revelou ser conhecedora dos mesmos (85,6%) e das suas categorias (92,6%), tendo chegado até eles, maioritariamente, através dos estabelecimentos de ensino (76,3%) e dos media (66,2%). Quanto às três diferentes categorias, 88,5% dos 390 alunos afirma haver diferenças entre as mesmas no que toca a questões de efeitos, riscos e legalidade. Relativamente ao segundo capítulo, é contemplada toda experiência adquirida ao longo do estágio realizado em Farmácia Hospitalar no Centro Hospitalar Tondela Viseu, decorrido do dia 3 de fevereiro ao dia 6 de março de 2020. Este capítulo aborda as diferentes áreas de intervenção do farmacêutico em contexto hospitalar, e todos os processos legais associados. Finalmente, no terceiro capítulo é descrita a experiência adquirida em todas as funções associadas à prática do dia-a-dia do farmacêutico comunitário, como agente promocional do uso racional do medicamento e do completo estado de saúde e bem-estar geral da comunidade. Este estágio decorreu na Farmácia Misericórdia, em Nelas, no distrito de Viseu, com início a 9 de março e término a 12 de junho de 2020.
- Management of Urban Air Logistics with Unmanned Aerial VehiclesPublication . Silva, Mário André Pinto e; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe evolution of the urban environment has changed significantly in the last 50 years, and we see considerable investments in urban logistics in order to make urban processes more efficient. This investigation intends to study the situation of urban logistics with the objective to study the current state of this system and analyze what lies ahead in the near future. The unmanned aerial vehicle (UAV) has been under investigation in the world of logistics, having been pointed has the next logistic technology. For that reason, we set as an objective, analyze the working process of this aircraft, its capabilities, and its limitations. Based on this information, we intend to implement a scenario of deliveries in an urban environment. This scenario will be in the city of Aveiro and consists on the delivery of medicines into pharmacies located in an urban environment. With this study, we pretend to find the best current and future solution to operate in an urban environment. The study is divided into several studies, starting with an analysis of the literature, and then we carry out the SWOT analysis. Then we implement a delivery route to pharmacies, both for daily delivery and emergency medicines. The analysis is divided into two phases, one where the vehicles would initially start from the current logistical base and another phase, where the logistical base is proposed for a new location, that has been optimized to the delivery route to be carried out. From the various analyzes carried out, we obtain very conclusive results. For routes of significant payload and distance, the UAV is still not able to have great performances, being still preferential the use of a van. However, we verified that for emergency deliveries, the UAV from the new logistics base (L2) would have the best performance, as well as it would be a low cost of implementation. In some results, the performance was close to the van or even better, although it would not be cost effective. For that reason, we foresee a robust competition from the UAV as an emerging technology. It will soon have better capabilities and more competitive prices. The cost reduction of this type of deliveries may soon be possible with the use of UAVs.
- Relatório de Estágio com o Stylist Filipe CarriçoPublication . Pequito, André Nuno Mateus; Pereira, Maria Madalena RochaO styling é uma disciplina estética aplicada à construção de imagens que se encontra presente em toda a media que se consome diariamente, mesmo que discretamente. Assim sendo e tendo em conta a preferência na área do styling, e como base a minha Licenciatura em Design de Moda, surgiu a oportunidade de realizar um estágio de natureza curricular com o stylist Filipe Carriço que deu origem neste trabalho, onde irá ser elaborada uma exposição das diferentes abordagens ao styling tanto a nível teórico como através dos projetos práticos que foram realizados na decorrer do estágio, dando desta forma um contributo no entendimento e transição dos conceitos, em ambiente profissional. Na parte inicial explora-se mediante recolha bibliografica a origem do tópico investigativo, a sua evolução, as suas várias tipologias e outros temas a ele associados como as revistas e fotografia de moda. Na segunda parte, irá proceder-se à análise das diversas práticas de styling desenvolvidas na duração do estágio, a fim de apresentar o processo adaptado a cada trabalho desde a pesquisa, o processo de shopping até à execução do editorial/campanha. Os trabalhos poderão vir a estar mais ligados à vertente moda, no sentido lato, ou à vertente mais comercial. Partindo da análise dos trabalhos em que se participou e comparativamente as informações teóricas recolhidas da leitura, elaboram-se conclusões relativamente aos procedimentos práticos aplicados aos trabalhos na área de estudo.
- Fatores Humanos e Segurança de VooPublication . Quental, Nuno Mota Vieira da Câmara; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Menezes, Lídia Assunção Tavares BrandãoApesar do transporte aéreo ser um ramo da aviação muito regulamentado, continua a apresentar ocorrências onde o erro humano está presente. Atualmente, a fadiga dos pilotos é reconhecida como um perigo que afeta o seu desempenho e que pode colocar em risco a segurança dos voos. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é avaliar o impacto da fadiga cognitiva nos pilotos de linha aérea e de que forma esta pode contribuir para a ocorrência de acidentes e incidentes. A fadiga cognitiva dos participantes foi monitorizada por quatro métodos indicados pela International Civil Aviation Organization (ICAO), sendo dois deles subjetivos – o diário de sono (DS) e a Samn-Perelli 7-Point Fatigue Scale (SPS), e os outros dois objetivos – a Tarefa de Vigilância Psicomotora (PVT) e a actigrafia, concretizada através da utilização do actiwatch ReadibandTM 5. Ao longo dos períodos de serviço de voo (FDPs), o desempenho dos pilotos ainda foi avaliado pelas pontuações provenientes do software que a euroAtlantic Airways (EAA) utiliza no processo de gestão da fadiga dos seus tripulantes, o FAID®. Além da componente experimental, os quatro pilotos responderam, também, a um questionário que abordava a temática da fadiga. Os resultados obtidos permitiram não só compreender se os pilotos têm consciência da alteração do seu estado de alerta, como também identificar fatores que afetam os seus níveis de desempenho. Foram analisados onze setores de voo, num total de sete FDPs, sendo que, entre o início e o final de cada FDP, se observaram alterações significativas nas classificações feitas na escala SPS, nos tempos de reação (RTs) e nas pontuações de fadiga produzidas pelos modelos biomatemáticos associados à técnica da actigrafia e ao software FAID®. Estas variações nos resultados induzem a uma alteração do risco de acidente ou erro grave, pelo que este foi classificado em três momentos dos FDPs: antes do primeiro setor, após o primeiro setor e, finalmente, após o segundo setor.
