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Adaptação de injeção eletrónica em motor alternativo de carburador

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O presente trabalho teve como objetivo principal a substituição do carburador por injeção eletrónica num motor Honda Gx120, com a finalidade de diminuir o consumo específico do mesmo. Este motor equipou o veículo de baixo consumo da equipa responsável pelo projeto UBICAR, do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, que participou na prova Shell Eco Marathon. Para a realização deste projeto foi necessário realizar alguns estudos a fim de perceber qual as melhores adaptações e componentes a utilizar no motor, obtendo o máximo rendimento possível. Posto isto, procedeu-se as alterações necessárias no motor para aplicação dos componentes essenciais ao funcionamento do mesmo. Foi ainda elaborado um banco de ensaios mecânico a fim de testar o desempenho do motor já alterado, servindo este também para testar motores até 500cc. Por fim realizaram-se testes na prova Shell Eco Marathon e no banco de ensaios onde se retiraram valores de potência, binário e consumo específico.
In this study was modified a Honda GX120, moving from the traditional carburetor to an electronic injection, with the reduction of the specific consumption as objective. This engine powered the low consumption vehicle of the UBICAR project from the Department of Electromechanical Engineering, University of Beira Interior, which participated in the Shell Eco Marathon competition. For this project it was necessary to collect information in order to understand the best adaptations and components to be used in the engine, getting the maximum performance. With the obtained knowledge, the engine changes were implemented and all the needed electronic components were integrated. It was also designed and fabricated a test bench, needed to measure the engine performance and versatile enough to allow the test of the type of engine family till 500 cc. Final tests were conducted during the Shell Eco Marathon race and at the test bench where values of power, torque and specific fuel consumption were withdrew.

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Binário Consumo Específico Injeção Eletrónica Potência Shell Eco Marathon. Ubicar

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