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- Off design efficiency for a gas turbinePublication . Coelho, Ricardo José Moita; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaStarted as a base for the calculation sheet, but this report eventually lead to a comparison between two engines of two axle drive and another two with three axle drive. However this was only to prove the results and calculation reliability. In this comparison and set of results major and principal characteristics from the engines are seen. In addition, a set of upgradable characteristics are considered and even highlighted i the beginning of the report in the Theoretical Considerations. In spite of all the limitations of no-dimensional method, it was possible to have a set of promising results, even considering the basic set of calculation in it mix.
- Etapas de formação para a especialização do jogador de futsalPublication . Mendes, José Luís Cristóvão da Costa; Travassos, Bruno Filipe RamaO presente estudo teve por objetivo caracterizar as etapas de formação para a especialização do jogador de futsal, tendo por base cinco dos escalões etários institucionalizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Para averiguar as ideias dos treinadores procedeu-se à elaboração do questionário estruturado tendo por base uma escala de Likert de 1 a 5, com os fatores 1 e 2 correspondentes a aspetos não importantes, o fator 3 indiferenciado e os fatores 4 e 5 correspondentes a aspetos importantes. A amostra foi constituída por um total de 44 treinadores que exercem a sua atividade na presente época desportiva (2013-2014) possuindo todos grau de treinador que lhes confere a habilitação para o efeito. Os resultados obtidos sugerem a seguinte sequência de conteúdos de formação: i) Sub 11 - Capacidades coordenativas com e sem bola aplicadas em contextos básicos do jogo; ii) Sub 13 - Entendimento do jogo enquanto projeto coletivo; iii) Sub 15 - Organização posicional e estrutural para as diferentes fases/momentos do jogo; Sub 17 e Sub 19 – Organização e dinâmica coletiva para a variabilidade do jogo. Apesar da definição de conteúdos por escalão de formação, face às potenciais diferenças entre necessidades de formação de jogadores de diferentes clubes ou regiões do país, propomos a divisão dos conteúdos de acordo com o conhecimento do jogo evidenciado pelos atletas, tal como proposto pelo modelo de níveis de desempenho. Face aos resultados obtidos apresentamos uma proposta metodológica para operacionalização dos conteúdos de treino em relação às etapas de formação, bem como a concretização dos respetivos conteúdos em exercícios que realçam os aspetos metodológicos a seguir para a operacionalização do treino.
- Descongestionantes nasais - perfil de utilização, efeitos adversos e interações medicamentosasPublication . Santos, Ana Rita Ferreira dos; Monteiro, Cristina Sofia de Jesus; Silvestre, Samuel MartinsEste trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro refere-se ao relatório de estágio decorrente da experiência em farmácia comunitária e o segundo capítulo resulta do trabalho de investigação relacionado com a utilização de descongestionantes nasais. Capítulo I: O estágio em farmácia comunitária foi realizado na Farmácia São Cosme, na Covilhã, desde o dia 3 de fevereiro de 2014 até ao dia 20 de junho de 2014. O estágio contou com a supervisão do Dr. Carlos Tavares e da sua restante equipa. Tratou-se de uma experiência bastante enriquecedora onde tive a oportunidade de colocar em prática muitos dos conhecimentos teóricos previamente adquiridos ao longo deste percurso académico. Durante este período tive a oportunidade de acompanhar todas as atividades desenvolvidas no quotidiano de uma farmácia comunitária, e tomar consciência do importante papel do farmacêutico enquanto promotor de saúde. Através deste relatório pretendi descrever as atividades desenvolvidas numa farmácia desde o ato farmacêutico, até às normas e regulamentos que regem a prática farmacêutica, bem como os conhecimentos adquiridos. Capítulo II: Apesar da escassa exploração nesta temática, estima-se que cerca de 17,9% dos portugueses sofram de congestão nasal, com maior incidência no sexo feminino. Os descongestionantes nasais permitem a obtenção do alívio deste sintoma de forma rápida e eficaz. No entanto, o uso indevido e/ou prolongado destes produtos poderá trazer graves consequências para a saúde. Neste sentido, pretendeu-se obter um perfil de utilização de descongestionantes nasais por parte da população da Cova da Beira, bem como avaliar a possível ocorrência de efeitos adversos e interações medicamentosas. Assim, esta investigação foi realizada com base na informação recolhida de 161 inquéritos e procedeu-se a um tratamento estatístico e inferencial dos dados. Da análise dos resultados verificou-se que a maioria dos inquiridos pertence à faixa etária dos 18 aos 28 anos (29,19%) e obteve-se uma média de idades de 40,73 anos em que a maioria pertence ao sexo feminino (55,28%). Os inquiridos mencionaram utilizar maioritariamente descongestionantes tópicos (87,58%) e os medicamentos mais referidos foram o Vibrocil® (29,08%) e o Nasex® (23,40%). O fator mais apontado pelos participantes para a sua utilização foi a obstrução nasal (50,31%) e, na maioria dos casos, o descongestionante foi indicado pelo médico (39,1%). Dos 161 indivíduos, 70 (43,5%) referiram sentir efeitos adversos e 11 participantes (6,83%) admitiram fazer uso dependente dos descongestionantes nasais. Cerca de 103 doentes utilizaram outros medicamentos juntamente com os descongestionantes no entanto nada de significativo se concluiu quanto à ocorrência de interações medicamentosas pois não foram mencionados efeitos adversos decorrentes desta coadministração. Assim, conclui-se que, quer os descongestionantes tópicos quer os sistémicos, não são desprovidos de efeitos adversos, pelo que, fatores como um correto modo de aplicação/administração e a sua utilização durante um curto período, são fundamentais para obter benefícios esperados destes medicamentos. Para isso, um adequado aconselhamento no momento da aquisição destes medicamentos e o esclarecimento dos doentes acerca dos riscos do seu uso indevido ou continuado, podem contribuir para reduzir os riscos provenientes da sua utilização.
- Sequential Combustion in Aircraft PropulsionPublication . Santos, Pedro Miguel Baião; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaFor the past 75 years, technological developments in the fields of materials, aerodynamics, propulsion, computers, electronics and manufacturing, amongst others, as well as the tight control and of government agencies (FAA, EASA) turned the airplane in the most secure and reliable transport in the world, making travel possible to nearly every person and a allowing a fast contact with distant countries. Amongst the innumerous technological developments that allowed the development of the airplane as an indispensable machine for mankind, is the field of propulsion. Changes to the Brayton cycle, the thermic cycle used for gas turbines, allowed lower fuel consumption, less noise and pollution, wider range and increases in thrust, associated to the other fields already mentioned. One of the most important was the concept of Bypass, air that surrounds the core, avoiding the fuel combustion; others already in use were the concept of intercoolers and heat regenerators. Still, as the airplanes grow in size, so do the engines that propel them. One change that has been studied for some years is the concept of sequential combustion: instead of one burner, between the compressors and the turbines, two or more are placed between the different expansion phases of the combustion products, increasing the energy extracted and allowing bigger dimensions for the engine’s components, at the same time reducing the peak combustion temperature. The objective of this study is to apply that change to the Brayton cycle of an existing aero-engine currently used in the civilian market and verify the viability of the concept, in the terms of fuel consumption and thrust.
- Deteção e análise de casos de nefrotoxicidade induzida por fármacos ou outras substâncias medicinaisPublication . Pousinho, Sarah Jane; Alves, Gilberto Lourenço; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deO estágio curricular final, realizado no âmbito do plano de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, constitui uma aproximação à prática profissional, possibilitando o contato direto com as inúmeras atividades desenvolvidas pelo farmacêutico, que poderão vir a ser desempenhadas pelo futuro Mestre em Ciências Farmacêuticas. Além disso, permite aplicar e consolidar conhecimentos adquiridos no decorrer do Mestrado Integrado e ainda, desenvolver novas competências técnico-científicas. O presente trabalho encontra-se dividido em três partes distintas que espelham as diferentes vertentes desenvolvidas durante o estágio curricular. Assim sendo, o primeiro capítulo refere-se à componente de investigação desenvolvida, o segundo capítulo ao estágio em farmácia hospitalar e o terceiro capítulo ao estágio em farmácia comunitária. O primeiro capítulo diz respeito ao trabalho de investigação desenvolvido, intitulado “Deteção e análise de casos de nefrotoxicidade induzida por fármacos ou outras substâncias medicinais”. A nefrotoxicidade é uma complicação comum que poderá resultar da utilização de vários fármacos e outras substâncias medicinais. De facto, existem diversos fatores que aumentam a vulnerabilidade dos rins aos efeitos tóxicos destes agentes. Os fármacos e as substâncias medicinais poderão induzir nefrotoxicidade através de vários mecanismos, podendo atuar a nível vascular, glomerular ou tubular. O objetivo do trabalho foi detetar e analisar casos de nefrotoxicidade induzida por fármacos ou outras substâncias medicinais. Foi detetado um total de 4180 casos, nos quais os diagnósticos corresponderam a algum tipo de lesão/insuficiência renal. Dentro destes, apenas 11 foram induzidos por fármacos ou outras substâncias medicinais. As classes de fármacos implicadas foram os antibióticos, os agentes anti-diabéticos, os agentes imunossupressores, os AINEs e os agentes de contraste. A insuficiência renal revelou ser um diagnóstico bastante frequente entre os doentes hospitalizados. De maneira a prevenir a ocorrência de nefrotoxicidade nestes doentes, é fundamental implementar determinadas medidas de prevenção. O segundo capítulo diz respeito ao relatório do estágio curricular que realizei em farmácia hospitalar no período de 3 de fevereiro a 28 de março de 2014. O estágio decorreu nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E., sob a orientação da Dr.ª Olímpia Fonseca e restantes colegas. O relatório pretende descrever os vários setores, nos quais o farmacêutico hospitalar intervém, bem como as atividades que acompanhei e desenvolvi durante o meu estágio. Por fim, o terceiro capítulo diz respeito ao relatório do estágio curricular que realizei em farmácia comunitária no período de 31 de março a 20 de junho de 2014. O estágio decorreu na farmácia Nuno Álvares de Castelo Branco, sob a orientação do Dr. Jorge Augusto e restantes colegas. O relatório pretende descrever o funcionamento de uma farmácia comunitária e o papel que o farmacêutico desempenha neste estabelecimento de saúde, bem como as diversas atividades que acompanhei e desenvolvi durante o meu estágio.
- Estimação Intervalar das Derivadas de Estabilidade e de Controlo em todo o Envelope de VooPublication . Silva, Andreia Sofia Ribeiro da; Bousson, KouamanaOs veículos aéreos têm por sua caraterística uma dinâmica de voo não linear, mas observa-se que esta dinâmica pode ser aproximada de modo linear em torno de determinados pontos de referência, tendo em conta que os sistemas de controlo têm como garantia um bom funcionamento e um bom desempenho do sistema/modelo a ser aplicado. O conteúdo desta dissertação consiste na aplicação de novos métodos de estimação, através da simplificação de vários cálculos e de várias fórmulas, em que por sinal eram bastante extensas. Com a simplificação de algumas fórmulas aplicadas, foram concebidas algumas condições de voo distintas, com o objetivo de observar o comportamento da aeronave, e verificar a linearização do sistema. Com a continuação do processo, foi aplicada a estimação de parâmetros intervalares, de forma a garantir os requisitos de estabilidade robusta e obtendo um bom funcionamento de todas as derivadas de estado e de controlo. Um método fundamental na aplicação da estimação intervalar (Branch and Bound - BB) consistiu na minimização e na maximização das derivadas de estabilidade, garantindo que o seu fator de segurança seja apropriado e que cada derivada de estabilidade ou de estado varie dentro dos seus limites intervalares. Os resultados robustos efetuados foram bastante aceitáveis e desta forma cumpriram todos os requisitos, satisfazendo o comportamento da aeronave.
- Adaptação de injeção eletrónica em motor alternativo de carburadorPublication . Teixeira, Fabio Paulo Fernandes; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO presente trabalho teve como objetivo principal a substituição do carburador por injeção eletrónica num motor Honda Gx120, com a finalidade de diminuir o consumo específico do mesmo. Este motor equipou o veículo de baixo consumo da equipa responsável pelo projeto UBICAR, do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, que participou na prova Shell Eco Marathon. Para a realização deste projeto foi necessário realizar alguns estudos a fim de perceber qual as melhores adaptações e componentes a utilizar no motor, obtendo o máximo rendimento possível. Posto isto, procedeu-se as alterações necessárias no motor para aplicação dos componentes essenciais ao funcionamento do mesmo. Foi ainda elaborado um banco de ensaios mecânico a fim de testar o desempenho do motor já alterado, servindo este também para testar motores até 500cc. Por fim realizaram-se testes na prova Shell Eco Marathon e no banco de ensaios onde se retiraram valores de potência, binário e consumo específico.