Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Etapas de formação para a especialização do jogador de futsal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3539_7169.pdf1.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve por objetivo caracterizar as etapas de formação para a especialização do jogador de futsal, tendo por base cinco dos escalões etários institucionalizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Para averiguar as ideias dos treinadores procedeu-se à elaboração do questionário estruturado tendo por base uma escala de Likert de 1 a 5, com os fatores 1 e 2 correspondentes a aspetos não importantes, o fator 3 indiferenciado e os fatores 4 e 5 correspondentes a aspetos importantes. A amostra foi constituída por um total de 44 treinadores que exercem a sua atividade na presente época desportiva (2013-2014) possuindo todos grau de treinador que lhes confere a habilitação para o efeito. Os resultados obtidos sugerem a seguinte sequência de conteúdos de formação: i) Sub 11 - Capacidades coordenativas com e sem bola aplicadas em contextos básicos do jogo; ii) Sub 13 - Entendimento do jogo enquanto projeto coletivo; iii) Sub 15 - Organização posicional e estrutural para as diferentes fases/momentos do jogo; Sub 17 e Sub 19 – Organização e dinâmica coletiva para a variabilidade do jogo. Apesar da definição de conteúdos por escalão de formação, face às potenciais diferenças entre necessidades de formação de jogadores de diferentes clubes ou regiões do país, propomos a divisão dos conteúdos de acordo com o conhecimento do jogo evidenciado pelos atletas, tal como proposto pelo modelo de níveis de desempenho. Face aos resultados obtidos apresentamos uma proposta metodológica para operacionalização dos conteúdos de treino em relação às etapas de formação, bem como a concretização dos respetivos conteúdos em exercícios que realçam os aspetos metodológicos a seguir para a operacionalização do treino.
The present study aimed to characterize the steps in the formation and specialization of the Futsal player, based on five of the age groups institutionalized by the Portuguese Football Federation. To ascertain the views of coaches a structured questionaire was elaborated based on a Likert scale from 1 to 5, with factors 1 and 2 corresponding to unimportant aspects, factor 3 undifferentiated and factors 4 and 5 corresponding to important aspects. The sample was constituted by a total of 44 coaches who carry on their activity in this Sports Season (2013-2014) all having the coach grade which empowers them for the effect. The results obtained suggest the following sequence of formation contents: i) Under 11 - coordinative skills with and without the ball applied in basic contexts of the game ii) Under 13 - Understanding the game as a collective project; iii) Under 15 - Positional and structural organization for different stages / times of the game; Under 17 and Under 19 - Collective organization and dynamics to the variability of the game. Despite the set of contents by formation stages, towards the potential difference between the formation needs of players from different clubs or regions of the country, we propose the division of the contents according to the knowledge of the game evidenced by athletes, as proposed by the model of performance levels. Considering our results we present a methodological proposal for the operationalization of the training contents in relation to the raining stages, as well as the concretization of the respective contents in exercises that enhance the methodologic aspects to follow in the operationalization of the training.

Description

Keywords

Etapas de Formação Futsal Níveis de Desempenho Proposta Metodológica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue