Repository logo
 
Publication

Etapas de formação para a especialização do jogador de futsal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.contributor.advisorTravassos, Bruno Filipe Rama
dc.contributor.authorMendes, José Luís Cristóvão da Costa
dc.date.accessioned2018-08-31T16:08:14Z
dc.date.available2018-08-31T16:08:14Z
dc.date.issued2014-7-24
dc.date.submitted2014-6-23
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo caracterizar as etapas de formação para a especialização do jogador de futsal, tendo por base cinco dos escalões etários institucionalizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Para averiguar as ideias dos treinadores procedeu-se à elaboração do questionário estruturado tendo por base uma escala de Likert de 1 a 5, com os fatores 1 e 2 correspondentes a aspetos não importantes, o fator 3 indiferenciado e os fatores 4 e 5 correspondentes a aspetos importantes. A amostra foi constituída por um total de 44 treinadores que exercem a sua atividade na presente época desportiva (2013-2014) possuindo todos grau de treinador que lhes confere a habilitação para o efeito. Os resultados obtidos sugerem a seguinte sequência de conteúdos de formação: i) Sub 11 - Capacidades coordenativas com e sem bola aplicadas em contextos básicos do jogo; ii) Sub 13 - Entendimento do jogo enquanto projeto coletivo; iii) Sub 15 - Organização posicional e estrutural para as diferentes fases/momentos do jogo; Sub 17 e Sub 19 – Organização e dinâmica coletiva para a variabilidade do jogo. Apesar da definição de conteúdos por escalão de formação, face às potenciais diferenças entre necessidades de formação de jogadores de diferentes clubes ou regiões do país, propomos a divisão dos conteúdos de acordo com o conhecimento do jogo evidenciado pelos atletas, tal como proposto pelo modelo de níveis de desempenho. Face aos resultados obtidos apresentamos uma proposta metodológica para operacionalização dos conteúdos de treino em relação às etapas de formação, bem como a concretização dos respetivos conteúdos em exercícios que realçam os aspetos metodológicos a seguir para a operacionalização do treino.por
dc.description.abstractThe present study aimed to characterize the steps in the formation and specialization of the Futsal player, based on five of the age groups institutionalized by the Portuguese Football Federation. To ascertain the views of coaches a structured questionaire was elaborated based on a Likert scale from 1 to 5, with factors 1 and 2 corresponding to unimportant aspects, factor 3 undifferentiated and factors 4 and 5 corresponding to important aspects. The sample was constituted by a total of 44 coaches who carry on their activity in this Sports Season (2013-2014) all having the coach grade which empowers them for the effect. The results obtained suggest the following sequence of formation contents: i) Under 11 - coordinative skills with and without the ball applied in basic contexts of the game ii) Under 13 - Understanding the game as a collective project; iii) Under 15 - Positional and structural organization for different stages / times of the game; Under 17 and Under 19 - Collective organization and dynamics to the variability of the game. Despite the set of contents by formation stages, towards the potential difference between the formation needs of players from different clubs or regions of the country, we propose the division of the contents according to the knowledge of the game evidenced by athletes, as proposed by the model of performance levels. Considering our results we present a methodological proposal for the operationalization of the training contents in relation to the raining stages, as well as the concretization of the respective contents in exercises that enhance the methodologic aspects to follow in the operationalization of the training.eng
dc.identifier.tid201646390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5991
dc.language.isoporpor
dc.subjectEtapas de Formaçãopor
dc.subjectFutsalpor
dc.subjectNíveis de Desempenhopor
dc.subjectProposta Metodológicapor
dc.titleEtapas de formação para a especialização do jogador de futsalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3539_7169.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format