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Advisor(s)
Abstract(s)
Cam design is a very complex and vast study, due to the fact that its’ applications are very versatile
and can be adapted to work with many different mechanical systems. When applied to piston engines
comprised of valve trains, this type of study can have a very positive, or negative, impact on the
engine’s performance output, like with popular car manufacturers that implement these studies into
their engines, in order to enhance their performance and fuel consumption. When dealing with
possible Unmanned Aerial Vehicles (or UAVs) propulsion systems, however, not many studies have
been done in the past, due to the harsh conditions the engines have to endure at higher altitudes.
The present work tries to assess the possibility of altering the cam-follower system of a single-cylinder
engine, in order to adapt it and allow it to work with a propeller, to use as a propulsion system for a
UAV in development by Universidade da Beira Interior (or UBI). Due to the fact that the selected
engine, the Honda GX31, is a very high-revving engine, the main target would be to broaden the
usable power band of the engine and move the maximum torque and power values to lower engine
speeds, without compromising those values too much. This should be achieved by altering the valve
timing, through alteration of the cam profile itself, since for this particular engine, only one cam
lobe controls both the intake and exhaust valves.
At the end of this document, the full experimental results are displayed and discussed, leading to
the conclusion that it is possible to have success by following the path this dissertation has carved,
since the usable power band was broadened and the reduction in terms of performance output was
minimal.
O design de cames é uma área extremamente complexa e vasta, devido ao facto de ter uma gama de aplicações muito versátil, possível de adaptar para uma grande variedade de sistemas mecânicos. Quando este tipo de estudo é aplicado a motores a pistão, com sistemas de válvulas intrínsecos aos mesmos, podem obter-se resultados muito positivos, ou negativos, tal como fazem os grandes fabricantes da indústria automóvel, que tentam, através da implementação deste tipo de estudos nos seus motores, melhorar o seu desempenho e consumo de combustível. Contudo, no que toca a possíveis sistemas propulsivos para aeronaves não tripuladas (ou UAVs), não existem muitos estudos já feitos acerca deste assunto, devido às condições adversas que estes tipos de motores enfrentam aquando de altitudes elevadas. O presente trabalho foi feito com o intuito de verificar se é, ou não, possível, adaptar um motor monocilíndrico para funcionar com uma hélice e como meio de propulsão de um pequeno UAV em desenvolvimento pela Universidade da Beira Interior (ou UBI), através da alteração do sistema cameseguidor. O motor selecionado para este projeto, o Honda GX31, é um motor extremamente rotativo e, por isso, o objetivo principal será aumentar o alcance da gama de rotações do motor e mover os picos de binário e potência para regimes de rotação mais baixos, sem sacrificar em demasia esses valores. De forma a atingir esse fim, será necessário alterar o timing das válvulas do motor, através da alteração do próprio perfil da came, devido a este motor ter um sistema came-seguidor muito peculiar, em que apenas uma came controla ambas as válvulas. No final deste documento são apresentados e discutidos os resultados obtidos experimentalmente, e que levam à conclusão de que é possível ter um grande sucesso nesta área, seguindo os procedimentos relatados nesta dissertação, dado que foi possível aumentar a gama de rotações do motor e reduzir os picos de binário e potência, sem comprometer demasiado os seus valores.
O design de cames é uma área extremamente complexa e vasta, devido ao facto de ter uma gama de aplicações muito versátil, possível de adaptar para uma grande variedade de sistemas mecânicos. Quando este tipo de estudo é aplicado a motores a pistão, com sistemas de válvulas intrínsecos aos mesmos, podem obter-se resultados muito positivos, ou negativos, tal como fazem os grandes fabricantes da indústria automóvel, que tentam, através da implementação deste tipo de estudos nos seus motores, melhorar o seu desempenho e consumo de combustível. Contudo, no que toca a possíveis sistemas propulsivos para aeronaves não tripuladas (ou UAVs), não existem muitos estudos já feitos acerca deste assunto, devido às condições adversas que estes tipos de motores enfrentam aquando de altitudes elevadas. O presente trabalho foi feito com o intuito de verificar se é, ou não, possível, adaptar um motor monocilíndrico para funcionar com uma hélice e como meio de propulsão de um pequeno UAV em desenvolvimento pela Universidade da Beira Interior (ou UBI), através da alteração do sistema cameseguidor. O motor selecionado para este projeto, o Honda GX31, é um motor extremamente rotativo e, por isso, o objetivo principal será aumentar o alcance da gama de rotações do motor e mover os picos de binário e potência para regimes de rotação mais baixos, sem sacrificar em demasia esses valores. De forma a atingir esse fim, será necessário alterar o timing das válvulas do motor, através da alteração do próprio perfil da came, devido a este motor ter um sistema came-seguidor muito peculiar, em que apenas uma came controla ambas as válvulas. No final deste documento são apresentados e discutidos os resultados obtidos experimentalmente, e que levam à conclusão de que é possível ter um grande sucesso nesta área, seguindo os procedimentos relatados nesta dissertação, dado que foi possível aumentar a gama de rotações do motor e reduzir os picos de binário e potência, sem comprometer demasiado os seus valores.
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Keywords
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