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Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais

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Abstract(s)

O presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.
This work emerged from wanting to deepen and update knowledge to an educational intervention more assertive and, consequently, take the students with Special Educational Needs (SEN) achieve greater educational success. The work deals essentially with the theme of the acquisition and development of language, trying to convey the notion of a normal language development in children is a result of a complicated and confusing set of variables have multiple (motor, perceptual, cognitive and emotional) and that within these dysfunctions of a complex nature, there are students with neurological disorders that interfere with reception, integration or expression of information, reflected in these disorders DISABILITIES or impediment to learning reading, writing, calculation, or the acquisition of social skills. These students are called students with specific learning disabilities. As this work is focused children with special educational needs, we thought pertinent to mention two principles guiding the care of these children: the integration and inclusion. How to get to these principles was necessary to go a long way, we made a summary of developments in the history of special education which, unfortunately, a lot has to do with attitudes of separation and segregation, which have long been subject children and young with disabilities.

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Sucesso escolar Necessidades educativas especiais Educação especial Dificuldades de aprendizagem

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