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Abstract(s)
A avaliação do som em espaços fechados implica a caraterização dos fenómenos decorrentes
da propagação som. Neste sentido, a adequação da acústica em determinado edifício remete
para o conforto humano na utilização do espaço avaliado [Tadeu & Mateus, 2001]. A
determinação deste conforto acarreta o levantamento de dados que permitem concluir a
qualidade acústica através de parâmetros objetivos e subjetivos [Carvalho & Morgado, 1997].
Os parâmetros acústicos objetivos remetem para dados obtidos da medição do tempo e de
energia na produção de som no espaço, permitindo caraterizar o seu desenvolvimento
[Pereira, 2010]; enquanto os parâmetros subjetivos remetem para a preferência do Homem de
determinadas condições acústicas em prol de outras, relacionando parâmetros arquitetónicos e
parâmetros objetivos a questões de caráter sociocultural, e caraterísticas específicas do
Homem.
No caso dos parâmetros objetivos existem metodologias estabelecidas para o levantamento de
dados e o seu cruzamento com pesquisas similares. Pode destacar-se neste âmbito a
caraterização do ruído de fundo, com o intuito de determinar o conforto acústico do espaço
segundo a função que desempenha; e o levantamento de caraterísticas do campo sonoro do
espaço, com o sentido de estabelecer a sua adequação à função. As metodologias para efetuar
estes levantamentos estabelecem-se em normalizações como a ISO R-1996, no caso do
conforto acústico [Plc, 2011]; ou da ISO 3382-2 no que respeita às caraterísticas do campo
sonoro de um espaço. Para avaliar a inteligibilidade da palavra através de medições objetivas
existem outras normalizações aplicáveis, como a IEC 60268-16, no caso de se efetuar através
do Speech Transmission Index (STI), a ISO/TR 4870, caso se use testes fonéticos, ou a ANSI
S 3.5, caso se utilize o Artiulation Index (AI) [SFPE, 2002]. A determinação de parâmetros
subjetivos implica a utilização de auditores em testes onde se recorre a análises estatísticas
para auferir conclusões [Morgado, 1996].
A igreja é um dos edifícios onde e desempenho acústico é fundamental a adequação destes
espaços ao seu uso. Como resultado, o levantamento de caraterísticas acústicas nestes
edifícios tem adquirido importância tanto no sentido de avaliar as suas caraterísticas no
contexto histórico-cultural, e do qual existem alguns estudos [Lanzinha et al., 2015; Lanzinha
et al., 2016]; como para garantir o bom desempenho e adequabilidade da mesma às
necessidades acústicas [Queiroz de Sant’Ana & Trombetta Zannin, 2011]. Por outro lado,
devido às especificidades deste tipo de edifício, têm sido propostas metodologias específicas
de levantamento de dados acústicos na igreja, sem descurar os parâmetros estabelecidos pelas
normalizações existentes [Martellotta, Cirillo, Carbonari, & Ricciardi, 2009]. Têm também
sido propostas metodologias de avaliação acústicas alternativas, podendo destacar-se,
exemplificativamente o uso índices únicos [Carvalho & Loureiro, 2008]. A avaliação do
comportamento acústico da igreja é fundamental no sentido de garantir o conforto e bem-estar
do Homem nestes espaços, sem descurar a espiritualidade inerente à função exercida na
mesma.
Description
Keywords
Acústica Igreja
Citation
Fabiel G. Fabiel G. Rodrigues, João C.G. Lanzinha, Ana M.T. Martins; “METODOLOGIA E TÉCNICAS DE MEDIÇÃO ACÚSTICA EM IGREJAS” (REF: 6828), (RESUMO) in Proceedings of CLME2017 8º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / V Congresso de Engenharia de Moçambique, Maputo, Moçambique 4-8 set 2017, ISBN: 978-989-98832-9-1 (paper) pg. 423-424, ISBN:978-989-98832-8-4 (digital) Edição FEUP/INEGI (2017), Maputo, Moçambique 4-8 Sep 2017
Publisher
INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial