Repository logo
 
Publication

Sintomatologia Depressiva e Empowerment Psicológico nos Estudantes Universitários

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorCarvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de
dc.contributor.authorAlves, Inês Patrícia Farinha
dc.date.accessioned2020-11-04T16:01:26Z
dc.date.available2020-11-04T16:01:26Z
dc.date.issued2020-01-10
dc.date.submitted2019-11-28
dc.description.abstractA sintomatologia depressiva é uma problemática bastante prevalente na comunidade estudantil principalmente nas universidades. São vários os estudos realizados dentro desta população e são visíveis diversos projetos de forma a combater esta sintomatologia. O empowerment capacita as pessoas para a tomada de decisão, pelo que pessoas empoderadas apresentam um fator protetor no que diz respeito ao funcionamento psicológico. Assim, quando os indivíduos têm empowerment, existe uma maior autoeficácia levando à consequente diminuição de sintomatologia depressiva. Este estudo pretende avaliar a relação existente entre sintomatologia depressiva e empowerment em estudantes universitários da Universidade da Beira Interior. A amostra deste estudo é composta por 188 estudantes da Universidade da Beira Interior dos cursos de Engenharia que frequentam o 1º ciclo de estudos. Desta amostra, 43 indivíduos são do género feminino e 143 indivíduos são do género masculino. Para avaliar a presença de sintomatologia depressiva utilizou-se o Center for Epidemiologic Studies – Depression Scale (CES-D) e para perceber o nível de empowerment, a Escala do Empowerment (ES-P). Os resultados demonstram que grande percentagem da amostra não apresenta sintomatologia depressiva (68.4%) enquanto 27.3% poderá apresentar sintomatologia depressiva. Além disto, os sintomas depressivos incidem mais no género feminino. Quanto ao empowerment, 44.6% apresentaram pontuações acima da média. Foi ainda possível concluir que não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a existência de empowerment e a presença de sintomatologia depressiva. O contexto universitário deve promover o empowerment do aluno, aumentando a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão e consequentemente melhorar o seu estado emocional.por
dc.description.abstractThe depressive symptomatology is a very common problem amongst the student population mainly at the universities. Many studies and research have been carried out between this population and some projects have been developed to fight the symptomatogy. The empowerment enables the people to take a decision, so these people usually show a protector factor in what concerns the psychological functioning. Therefore, when an individual has empowerment, there is an higher self-efficay, leading to the decrease of depressive symptomatology. The purpose of this work is to assess and analyze the relationship between depressive symptomatology and empowerment in university students at the University of Beira Interior The sample of this study is composed by 188 students attending the 1st cycle of studies of the Enginnering course at the University of Beira Interior. This sample is composed by 43 female individuals and by 143 male individuals. In order to assess the presence of depressive symptomatology, the Center for Epidemiologic Studies - Depression Scale (CES-D) has been used. On the other hand, the Empowerment Scale (ES-P) has been used to understand the level of empowerment. The results show that a large percentage of the sample does not show depressive symptomatology (68,4%) while 27,3% may show depressive symptomatology. Besides, the depresive symptoms seem to affect more the female gender. Regarding the empowerment, 44,6% show values above the average. It has also been concluded that there is no significative statistically correlation between the existence of empowerment and the presence of depressive symptomatology. The university context must promote the empowerment of the student, incresing his problem solving capabilities and his decision making and as a consequence, improving his emotional state.eng
dc.identifier.tid202467490
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10492
dc.language.isoporpor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectEstudantes Universitáriospor
dc.subjectSintomatologia Depressivapor
dc.titleSintomatologia Depressiva e Empowerment Psicológico nos Estudantes Universitáriospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7307_15807.pdf
Size:
977.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format