Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A cor e a moda

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE DOCUMENTO FINAL - LILIANA PINA.pdf13.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao longo da evolução do ser humano este sempre se auxiliou da cor para seu benefício nas mais diversas etapas. Explorar a relação cor/moda e cor/personalidade foi, desde o início, um dos principais motivos para a escolha de um tema para esta dissertação. Desde sempre o consumidor, necessitou de se vestir, desde sempre teve vontade de experimentar coisas novas, contrastes e harmonias onde o seu modo de ser e personalidade se poderiam inserir. Mas por vezes, e sendo o ser humano um ser vivo tão complexo, quando se trata da sua própria opinião, surge a necessidade de tentar perceber os porquês desta relação tão intrínseca, não só com a moda, mas também com a cor. Posto isto, esta dissertação teve como principal objectivo um estudo da cor em três fundamentos possíveis: a cor no seu ser e fenómeno, a cor numa abordagem ao consumidor e numa última análise teórica, a cor dentro dos parâmetros do design e da moda, bem como no design de moda. Desta forma procurou explicar-se os principais elementos do órgão visual bem como a percepção, estímulos e sensações que podem ser transmitidas ao ser humano. Foram também exploradas, a harmonia de algumas cores bem como os seus simbolismos e significados não só no mundo da moda, mas também no todo que nos rodeia. Falar das tendências de moda, dos elementos do design e da ligação destes com a cor, foi absolutamente relevante, para o posterior estudo realizado. O designer de moda é no seu quotidiano abordado pela cor, este utiliza-a de modos variados, brincado com a sua essência, adaptando-se às tendências, encontrando-se com o consumidor, que é, nos dias de hoje, cada vez mais diversificado e exigente, e por sua vez mais consumista. Para esta dissertação foi realizado um estudo empírico na base de um inquérito, dirigido a uma população jovem, onde se tentou perceber qual a relação dos inquiridos com a cor, a moda, o design do vestuário bem como a ligação que a personalidade de cada indivíduo estabelece com estes parâmetros.
In the evolution of the human being, he always has taken benefits from the color in a multiplicity of stages in is own interest. Exploring the relationship between color/fashion and color/personality, has been since the beginning one of the main reasons to the choice of a theme to this dissertation. Since always, the consumer felt the need of getting dressed, since always he wanted to try new things, contrasts and harmonies where his way of being and personality can be connected. But sometimes and considering the human being so complex, that when we talk about his own opinion, it urges the need of understanding the questions of this so close relationship, not only with fashion, but also with color. Therefore, this dissertation main objective was the study of three different possible fundaments: the color in itself and as phenomenon, the color in an approach to the consumer and a final theoretical analysis of the color inside the fashion and design parameters, as well in fashion design. In this way it was tried to give explanation about the main parts of the eye as well as color perception, stimuli and sensations that can be transmitted to the human being. Also, it has been explored the harmony of some colors as well as their symbolisms and meanings not only in the fashion world, but also in everything around us. Talking about fashion trends, the elements of design and the connection of these with color, was mostly important to the following study. The fashion designer is approached everyday by color, he uses it in so many ways, playing with its essence, getting his own with the trends, finding himself with the consumer that is nowadays much more diversified and exigent, and so a more demanding consumerist.

Description

Keywords

Design de moda - Cor - Jovens Moda - Cor - Jovens Cor - Aspectos simbólicos Moda - Cor - Consumidor Cor - Aspectos psicosociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License