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Abstract(s)
A Psicologia entende os fenómenos psíquicos como sendo a expressão possível
(para o indivíduo) de diferentes processos psicológicos socialmente contextualizados. Nesta
linha, segundo Mendes (2002) “ao abordar o indivíduo que procura ajuda, o psicólogo
intervém contextualizando a problemática em questão. É esta contextualização que confere
significado, originalidade e individualidade ao problema. Entramos no campo da relação, do
imaginário e da comunicação. O discurso do indivíduo é o portal de acesso ao seu interior.
Este discurso é “decifrado” na relação estabelecida entre o psicólogo, o cliente e/ou quem
faz o pedido para a consulta”.
Todo o trabalho do psicólogo envolve a possibilidade de influenciar profundamente
os outros, quer no sentido positivo quer no negativo, o que constitui uma grande
responsabilidade social. O carácter profundamente humano e social do trabalho do
psicólogo exige, assim, uma consciência das questões éticas que possam surgir no
exercício da sua actividade profissional.
Os psicólogos actuam a partir de um corpo de conhecimento válido e fidedigno
baseado na investigação, e usam esse conhecimento em processos psicológicos e
comportamentos humanos, numa variedade de contextos. Fazendo isso, desempenham
muitas funções em áreas de investigação, educação, avaliação, terapia, consultadoria,
testemunho especialista e outros.
Os psicólogos esforçam-se por garantir e manter altos níveis de competência no seu
trabalho. Reconhecem os limites das suas próprias competências e as limitações do seu
conhecimento, e oferecem somente os serviços para os quais estão qualificados por
formação, treino e experiência.
As competências de um psicólogo resultam de uma formação teórica e prática de
nível elevado e em constante actualização. Obrigam-se a garantir as suas qualificações
através dos seus estudos, da sua formação e da sua experiência específica a partir dos
quais fixam os seus próprios limites.
No quadro da sua competência o psicólogo assume a responsabilidade de escolha
de aplicação e das consequências dos métodos e técnicas que usa e dos pareceres
profissionais que emite em relação a pessoas, grupos, e à sociedade. Neste sentido, deve
exercer a sua função com base nos princípios, conhecimentos, modelos e métodos de uma
forma ética e científica, de modo a promover o desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos,
do grupo, das organizações e da sociedade.
Description
Keywords
Depressão infanto-juvenil Crianças institucionalizadas
