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Cultura pede Inclusão: Representação e Identidade de Indivíduos com Síndrome de Asperger na Moda Contemporânea

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Branding::Design de Moda
dc.contributor.advisorCantú, William
dc.contributor.authorFerreira, Maria de Inês Nunes Maia
dc.date.accessioned2025-11-13T11:23:21Z
dc.date.available2025-11-13T11:23:21Z
dc.date.issued2025-05-20
dc.description.abstractO presente estudo discute a relação entre moda e identidade, especialmente considerando a complexidade dessa relação para indivíduos com Síndrome de Asperger (SA), uma perturbação do espectro do Autismo. McNeill e Venter sugerem que a moda desempenha um papel crucial no desenvolvimento, expressão, confirmação ou adaptação da identidade. No entanto, para pessoas com SA, a construção da identidade pode ser desafiadora devido às características associadas à síndrome. A moda é descrita como um fenómeno que combina aspetos artísticos e funcionais, sendo um reflexo social, político, religioso e emocional. Socialmente, a moda serve para identificar e distinguir as pessoas, criando associações e rejeições inconscientes. Os indivíduos com SA enfrentam desafios relacionados à identidade e à rejeição, uma vez que o rótulo da síndrome pode influenciar fortemente o desenvolvimento da sua autoidentidade, diferenciando-os simultaneamente no contexto social. A Moda pode tanto impulsionar a inclusão quanto a exclusão, já que a aparência física muitas vezes é usada como critério social. Embora nenhum estudo tenha comprovado influência direta da SA na aparência ou saúde física, a moda é reconhecida como uma ferramenta que pode ajudar na construção da identidade para indivíduos com SA. Devido à dificuldade destes indivíduos em compreender e expressar emoções e pensamentos, a Moda, como linguagem não verbal, pode ser uma ferramenta útil para desenvolver uma autoidentidade que vá além do diagnóstico, permitindo uma melhoria na sua autoestima e na sua integração social.por
dc.description.abstractThis study discusses the relationship between fashion and identity, especially considering the complexity of this relationship for individuals with Asperger Syndrome (AS), an Autism Spectrum Disorder. McNeill and Venter suggest that fashion plays a crucial role in the development, expression, confirmation or adaptation of identity. However, for people with AS, identity construction can be challenging due to the characteristics associated with the syndrome. Fashion is described as a phenomenon that combines artistic and functional aspects, and is a social, political, religious and emotional reflection. Socially, fashion serves to identify and distinguish people, creating unconscious associations and rejections. Individuals with AS face challenges related to identity and rejection, since the label of the syndrome can strongly influence the development of their self-identity, while simultaneously differentiating them in the social context. Fashion can both drive inclusion and exclusion, as physical appearance is often used as a social criterion. Although no study has proven a direct influence of AS on appearance or physical health, fashion is recognized as a tool that can help build identity for individuals with AS. Due to the difficulty these individuals have in understanding and expressing emotions and thoughts, fashion, as a non-verbal language, can be a useful tool for developing a self-identity that goes beyond the diagnosis, allowing for an improvement in their selfesteem and social integration.por
dc.identifier.tid204038260
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19218
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectModa
dc.subjectIdentidade
dc.subjectSíndromedeAsperger
dc.subjectAuto-estima
dc.subjectInclusão
dc.subjectFashion
dc.subjectIdentity
dc.subjectAsperger'sSyndrome
dc.subjectSelf-esteem
dc.subjectInclusion
dc.titleCultura pede Inclusão: Representação e Identidade de Indivíduos com Síndrome de Asperger na Moda Contemporâneapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Branding e Design de Moda

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