Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5616_12435.pdf982.1 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A importância do estudo das rotinas familiares tem sido evidenciada na literatura, salientando-se o seu papel protetor relativamente à saúde das crianças, nomeadamente no que concerne à saúde física. Alguns instrumentos têm vindo a ser desenvolvidos para avaliarem as rotinas, no entanto ainda se verifica a existência de poucas ferramentas para a avaliação das rotinas das crianças em idade pré-escolar. A presente investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), assim como contribuir para a compreensão da relação entre as rotinas das crianças em idade pré-escolar, as rotinas familiares e o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma amostra composta por 104 pais de crianças em idade pré-escolar, residentes nos distritos de Castelo Branco e Santarém. A análise fatorial exploratória realizada demonstrou que a estrutura original do instrumento não se revelou a mais apropriada para a presente amostra, sendo apresentada uma solução fatorial de 6 fatores. O coeficiente de alfa de Cronbach para a escala total foi de .85. No que diz respeito a diferenças nas rotinas da criança atendendo à classificação do IMC verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da escala total do CRQ: P, e das subescalas Disciplina e Atividades/Atenção Positiva, com as crianças de peso normal a apresentarem mais rotinas. Nas rotinas familiares da Hora de Jantar não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças com diferentes níveis de IMC. São discutidas as características psicométricas da versão portuguesa do CRQ:P, bem como os contributos para o estudo das rotinas em crianças em idade pré-escolar.
The importance of studying family routines has been emphasized in the literature for several reasons. One of them is their protective role regarding the children's health, particularly with regard to physical health. Some instruments have been developed to assess routines, however, there are still few tools to evaluate the routines of younger children. The main goal of this research is the development of an exploratory study of adaptation and validation to the Portuguese population of the Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), as well as to contribute to the understanding of the relation between family and child routines and the children’s Body Mass Index (BMI). For the present study, the sample included 104 parents of preschool children living in the districts of Castelo Branco and Santarém. The exploratory factor analysis revealed that the original factor structure of the instrument was not the most appropriate, and a factor solution of 6 factors was presented. The Cronbach alpha coefficient for the total scale was .85. Regarding differences on the child's routines according to the classification of BMI, statistically significant differences were found for the total scale of the CRQ: P, and the subscales Discipline and Activities/Positive Attention, with children with normal weight having more routines. There were no significant differences in the family mealtime routine between children with different BMI. The psychometric characteristics of the Portuguese version of the CRQ: P are discussed, as well as the contributions for the study of routines in preschool children.

Description

Keywords

Child Routines Questionnaire: Preschool Índice de Massa Corporal Pré-Escolar Rotinas da Criança Rotinas Familiares

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue