Publication
A Cultura Africana no Design de Moda Contemporâneo
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Design de Moda | por |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Madalena Rocha | |
dc.contributor.author | António, Ivanira Agnela Semedo | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T12:20:46Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T12:20:46Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.date.submitted | 2021-10-11 | |
dc.description.abstract | A influência da cultura africana no design de Moda contemporâneo observa-se mais e mais a cada ano que passa. Aliada a estilos musicais, desconstruiu rígidas noções antiquadas, e ainda assim, apesar de estar implicitamente inserida, estas contribuições continuam veladas. Esta dissertação surge então como meio de entender a influência desta cultura na Moda que consumimos nos dias de hoje. Não homogeneizando o continente e ciente da sua diversidade, são examinandas identidades implícitas partilhadas pelas suas sociedades. Estas serão ponto de partida para o estudo da sua importância e influência numa sociedade cultural bastante distinta da mesma. A teoria surge pela observação ou análise de estudos históricos, sociológicos, antropológicos e a sua reflexão na Moda contemporânea, a sua evolução e as implicações controversas. Em paralelo, são estudados valores relevantes à cultura africana e a sua importância para a criação de uma nova interpretação a novos criadores. Os últimos servem de base para a parte projetual pós análise teórica no desenvolvimento e execução de uma coleção cápsula e sua validação. | por |
dc.description.abstract | The influence of African culture on contemporary fashion design is observed more and more with each passing year. Combined with musical styles, deconstructed rigid oldfashioned nodes. Despite being implicitly inserted, the contributions are still a mystery. This dissertation then emerges as a means of understanding the influence of this culture on the fashion that we consume today. Not homogenizing the continent and aware of its diversity, the implicit identities shared by their societies are examined. These will be a starting point for the study of its importance and influence in a cultural society quite different from it. The theory arises through the observation or analysis of historical, sociological, anthropological studies and its reflection in contemporary fashion, its evolution and the controversial implications. In parallel, values relevant to African culture and its importance for the creation of a new interpretation for new creators are studied. The latter serve as the basis for the project part after theoretical analysis in the development and execution of a capsule collection and its validation. | eng |
dc.identifier.tid | 203109406 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12462 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Cultura Africana | por |
dc.subject | Design de Moda | por |
dc.subject | Influências Musicais | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.title | A Cultura Africana no Design de Moda Contemporâneo | por |
dc.title.alternative | Moda, Música e Expressão | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design de Moda | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8639_18936.pdf
- Size:
- 12.79 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format