Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Importância da Coordenação Motora na Aprendizagem da Educação Física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10126_23082.pdf1.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Estágio Pedagógico consiste numa ferramenta importante na formação do docente, que tem como objetivo principal fornecer ao professor estagiário a oportunidade de poder vivenciar todas as componentes letivas e não letivas inerentes à função Docente. É um processo que necessita de ser supervisionado, onde se pretende que todo o conhecimento teórico adquirido até então, seja colocado em prática, na condução do processo ensino-aprendizagem, tendo em atenção o desenvolvimento psico-motor, socio-afetivo e cognitivo dos alunos. O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico, descreve as atividades pedagógicas que foram realizadas na turma do 12ºA da Escola Secundária de Santa Comba Dão, no ano letivo de 2022/2023 e surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade Beira Interior, Covilhã. Os principais temas presentes no documento são três: o primeiro relata uma dimensão mais pessoal, desde a minha formação inicial nesta área a uma reflexão autobiográfica da minha contextualização profissional até ao momento. O segundo tema apresenta toda ação que foi desenvolvida na Prática Profissional, onde estão presentes todas as funções do docente assumidas no ato pedagógico: conceção, planeamento, realização, sendo a avaliação realizada pela professora titular de turma, embora tenha participado na sua discussão. O terceiro grande tema apresenta o Estudo teórico-prático da Coordenação Motora, em quatro turmas do 7ºano (duas denominadas grupo experimental e duas grupo de controlo), da Escola Secundária de Santa Comba Dão, que teve como objetivo avaliar a Coordenação Motora dos alunos, através dos testes MCA (Motor Competence Assessment, Luz et al 2016), e posteriormente desenvolver e aplicar um programa de planos práticos de desenvolvimento da Coordenação Motora, inseridos na parte inicial das aulas de Educação Física (15 min.), durante doze semanas, em apenas duas turmas do 7º ano (grupo experimental), verificando-se através de uma análise estatística dos dados qual o seu efeito prático após a segunda avaliação ou avaliação final. Sendo a Coordenação Motora condicionada por vários fatores, entre eles Biológicos, Maturacionais, Ambientais, é possível melhorá-la através de uma prática específica para o seu desenvolvimento.
The Pedagogical Internship is an important tool in teacher training, whose main objective is to provide the intern teacher with the opportunity to experience all teaching and non-teaching components inherent to the Teaching role. It is a process that needs to be supervised, where it is intended that all theoretical knowledge acquired so far is put into practice, in conducting the teaching-learning process, taking into account the psycho-motor, socio-affective and cognitive development of students. . This Pedagogical Internship Final Report describes the pedagogical activities that were carried out in the 12th A class at Escola Secundária de Santa Comba Dão, in the 2022/2023 academic year and appears within the scope of the Pedagogical Internship Curricular Unit, inserted in the Study Plan Master's degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior, Covilhã. The main themes present in the document are three: the first reports a more personal dimension, from my initial training in this area to an autobiographical reflection of my professional context to date. The second theme presents all the action that was developed in Professional Practice, where all the teacher's functions assumed in the pedagogical act are present: conception, planning, implementation, with the evaluation carried out by the class teacher, although she participated in its discussion. The third major theme presents the theoretical-practical study of Motor Coordination, in four 7th year classes (two called experimental groups and two control groups), at Escola Secundária de Santa Comba Dão, which aimed to evaluate the students' Motor Coordination, through the MCA tests (Motor Competence Assessment, Luz et al, 2016), and subsequently develop and apply a program of practical plans for the development of Motor Coordination, inserted in the initial part of Physical Education classes (15 min.), for twelve weeks , in just two 7th year classes (experimental group), verifying through a statistical analysis of the data what its practical effect was after the second assessment or final assessment. As Motor Coordination is conditioned by several factors, including Biological, Maturational and Environmental, it is possible to improve it through a specific practice for its development.

Description

Keywords

Coordenação Motora Estágio Pedagógico Habilidades Motoras Testes Mca

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue