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Advisor(s)
Abstract(s)
Tradicionalmente um país emigrante, Portugal enfrenta, no início do século XXI,
um crescimento relativamente ao número de indivíduos que chegam de outros países.
Presentemente, 6% dos habitantes que ocupam o território português são pessoas
estrangeiras e mais de 10% da população activa é imigrante. Não admira, pois, que estes
grupos se constituam como temas de especial interesse para os mass media portugueses,
no que ao tratamento jornalístico diz respeito. Ainda assim, por ser um fenómeno
relativamente recente no nosso país, os jornalistas – tal como vários outros agentes
sociais – poderão ter alguma dificuldade em lidar com “o outro”, com diferentes
culturas, diferentes hábitos, diferentes maneiras de estar em sociedade, podendo cair,
por vezes, em algumas ideias pré-concebidas, preconceitos que se foram enraizando ao
longo do tempo, muitas vezes por desconhecimento. Torna-se, pois, de especial
relevância e interesse, saber até que ponto, os media (re)produzem ideias socialmente
aceites e que, por vezes, não correspondem a outras realidades, a outros contextos
díspares. Neste sentido, autores como Alfred Schutz, Erving Goffman, Gaye Tuchman,
Peter Berger, Thomas Luckmann, Walter Lippmann, Niklas Luhmann, Pierre Bourdieu
ou Stuart Hall, desenvolvendo conceitos como, «realidades múltiplas»,
«enquadramento», «frame», «tipificação» ou «representações culturais», afiguram-se
como essenciais para o desenvimento deste estudo. É neste contexto que tentaremos
encontrar respostas a algumas questões, que giram em torno da forma como os mass
media constroem, ou não, a realidade, enquadram ou recriam contextos, apresentando
ideias associadas a preconceitos, numa realidade que poderá ser, eventualmente,
estereotipada.
Description
Keywords
Mass media Mass media - Minorias - Portugal Televisão privada - Portugal Televisão - Imigrantes - Portugal Televisão - Representações culturais - Portugal
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Publisher
Universidade da Beira Interior