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Estudo paramétrico do motor Eurojet EJ200 para velocidades supersónicas e altas altitudes

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorBrojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
dc.contributor.authorRomão, Fábio de Jesus
dc.date.accessioned2020-01-21T17:00:26Z
dc.date.available2020-01-21T17:00:26Z
dc.date.issued2018-12-5
dc.date.submitted2018-09-26
dc.description.abstractDesde o momento em que a primeira aeronave realizou o primeiro voo controlado até à presente dada, tem-se assistido a uma constante evolução do setor aeronáutico, quer no ramo civil quer no militar. Essa evolução tem-se verificado em todas as áreas da aeronáutica com a procura de maiores desenvolvimentos tecnológicos das aeronaves e, em particular na área propulsiva, com a procura de motores mais eficientes, menos dependentes de grandes quantidades de combustível e que emitam menos poluentes. Com o início da era do motor a jato, o tipo de motor mais utilizado era o turbojato simples, no entanto a transição para o motor turbofan no ramo civil rapidamente começou e o setor militar também não foi exceção. Atualmente, praticamente todas as aeronaves modernas de combate são equipadas com motores turbofan com baixa razão de bypass. Desde modo, este trabalho foca-se essencialmente no estudo de um motor turbofan de baixa razão de bypass para altas altitudes e velocidades supersónicas, de modo a avaliar a influência que certos parâmetros como a temperatura de entrada na turbina, a razão global de pressões do motor, o acionamento do afterburner e a altitude e velocidade de voo têm no desempenho do motor. Para esse fim, utilizou-se o programa MATLAB® no qual se definiu uma rotina de cálculo desde as condições iniciais da atmosfera padrão, passando pelos vários componentes do motor até ao bocal propulsivo onde se extraiu as variáveis de desempenho do motor, o consumo específico de tração e a tração total do motor. Os resultados mostram que certos parâmetros, tais como a temperatura de entrada na turbina, a velocidade de voo e a razão global de pressões do motor apresentam um impacto considerável tanto na tração total como no consumo específico de tração. Por outro lado, a altitude de voo não apresenta nenhuma influência considerável nestes parâmetros. O acionamento do afterburner levou a um acréscimo médio de aproximadamente 64% no valor da tração total do motor e de cerca de 154% no consumo específico de tração.por
dc.description.abstractSince the moment the first aircraft had performed the first controlled flight up to now, we have witnessed a continuous development of the aeronautical sector on both the civil and military fronts. That development has occurred in all the fields of aeronautics with the search of greater technological developments for the aircrafts and in the propulsion field with the search of more efficient engines, less dependent on large amounts of fuel and that emit less pollutants. In the beginning of the jet engine age, the most used engine was the simple turbojet, however the transition to the turbofan engine on the civil branch was relatively quick and the military branch was no exception at all. Nowadays most modern combat aircrafts are equipped with low bypass turbofan engines. Thus, this work focuses essentially on the study of a low bypass turbofan engine to high altitudes and supersonic speeds in order to evaluate the impact of certain parameters such as the turbine inlet temperature, the engine overall pressure ratio, the activation of the afterburner and the flight altitude and speed on engine performance. For this purpose, MATLAB® software was used to perform a calculation routine where the initial conditions of the standard atmosphere were defined and then passed through the components of the engine up to the nozzle where the performance variables thrust specific fuel consumption and total thrust force of the engine were extracted. The results have shown that certain parameters such as turbine inlet temperature, flight speed and engine overall pressure ratio have a significant impact on both the engine total thrust and thrust specific fuel consumption. On the other hand, the flight altitude has not shown a significant impact on those parameters. The activation of the afterburner has led to an average increase of the total thrust force of the engine of roughly 64% and around 154% on the thrust specific fuel consumption.eng
dc.identifier.tid202361527
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/8557
dc.language.isoporpor
dc.subjectAfterburnerpor
dc.subjectAltas Altitudespor
dc.subjectBaixa Razão de Bypasspor
dc.subjectCiclo de Joule-Braytonpor
dc.subjectMotor Turbofanpor
dc.subjectVelocidades Supersónicaspor
dc.titleEstudo paramétrico do motor Eurojet EJ200 para velocidades supersónicas e altas altitudespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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