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Sustentabilidade para a moda: a moda como fenómeno social

dc.contributor.advisorGeraldes, Maria José de Oliveira
dc.contributor.advisorSilva, Fernando Moreira da
dc.contributor.authorDuarte, Luís
dc.date.accessioned2014-04-23T18:15:53Z
dc.date.available2014-04-23T18:15:53Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractA preocupação para com os problemas ambientais e a constante procura das várias áreas do Design por respostas sustentáveis, tem influenciado o Designer de Moda, incutindo no mesmo a curiosidade e desejo por experimentação. Da análise do novo comportamento do consumidor, surgem artigos de design elaborados e estudados com base em conceitos estéticos, ergonómicos, sociais, justos e sustentáveis. Hoje em dia, o consumidor está consciente dos produtos ecologicamente correctos, em que é notória a busca por uma simbiose entre produto e consumidor, consciência e desenvolvimento de produto. Esta dissertação analisa a nova realidade que se estabeleceu no século XXI, o desenvolvimento ambientalmente sustentável e, a sua intervenção na criação de produtos de moda. À luz deste tema, é praticada uma pesquisa e investigação àcerca da Sustentabilidade e da sociedade de consumo, procurando entender o que faz os consumidores seguirem determinada tendência e se a sustentabilidade é vista como tal. Estabelecendo uma relação entre a indústria e exemplos prácticos de marcas/produtos/empresas produzidos de forma ética, este estudo foca-se nos princípios da sustentabilidade aplicados no ramo da Moda. Não é pretendido o foque numa peça ou produto, mas sim a observação da indústria da moda em geral, tendo em conta princípios ecológicos e compreender como se pode aprender com a análise de casos concretos existentes no ramo.por
dc.description.abstractThe concern for environmental problems and the constant demand from various areas of Design for sustainable responses, has influenced the fashion designer, instilling in him the curiosity and desire for experimentation. From the analysis of the new consumer behavior, there are design items developed and studied based on aesthetic, ergonomic, social, fair and sustainable concepts. Today, the consumer is aware of environmental friendly products, which is known for the search for a symbiosis between product and consumer awareness and product development. This dissertation analyzes the new reality established in the XXI century, environmentally sustainable development and its involvement in the creation of fashion products. Under this theme, is practiced a research on the sustainability and society of consumerism, trying to understand what makes consumers follow a certain trend and if sustainability is seen as such. Establishing a relationship between industry practices and examples of brands / products / companies produced ethically, this study focuses on the principles of sustainability applied in the field of Fashion. It is not intended to focus on a part or product, but the observation of the fashion industry in general, taking into account ecological principles and understanding how it can be learned from the analysis of concrete cases existing in the business.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1698
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectDesign moda - Indústria da moda - Sustentabilidadepor
dc.subjectDesign moda - Materiais sustentáveispor
dc.subjectDesign moda - Sustentabilidadepor
dc.subjectDesign moda - Aspectos sociaispor
dc.subjectModa - Sociedadepor
dc.titleSustentabilidade para a moda: a moda como fenómeno socialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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